AVA

Formações

Início » Formações

Ações de formação do Grupo Horizonte

Na busca por seus objetivos e para cumprir seu compromisso de elucidar os fundamentos técnico-científicos da educação, com base na melhoria do ensino-aprendizagem por meio da inovação tecnológica e de linguagens, o Grupo Horizonte da UFSCar desenvolve ações em quatro frentes científicas:

  • Formação científica, técnica e pedagógica
  • Pesquisas e investigações científicas
  • Divulgação e difusão científica
  • Soluções, produtos e serviços

Do ponto de vista da Formação Científica, Técnica e Pedagógica, os esforços para compreender e compartilhar as especificidades da relação entre educação e tecnologias e entre estas com a linguagem e comunicação se efetivam em diversas ações formativas. O Grupo Horizonte prima pelo compartilhamento e socialização do conhecimento científico que seus pesquisadores desenvolvem e sistematizam, levando ao público interessado cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, jornadas formativas em oficinas, minicursos e workshops, formação acadêmico-científica por meio de eventos e orientação de estudos de doutorado, mestrado, pós-graduação lato sensu e iniciação científica em nível de graduação etc.

Entre as formações desenvolvidas pelo Grupo Horizonte, destacam-se o curso de especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) – que é uma formação multi-habilitação, flexível, híbrida, personalizável e diferenciada – e o curso de especialização em Mídias na Educação – que foi uma formação para professores em serviço/exercício em sala de aula de escolas públicas.

Conheça essas e outras ações de Formação técnico-científica e pedagógica promovidas pelo Grupo Horizonte e seus pesquisadores na área de Educação, Tecnologias e Linguagens.

Cursos e Oficinas

O Grupo Horizonte oferece uma gama de ações formativas destinadas a profissionais, estudantes e cidadãos em geral, interessados na integração entre educação e tecnologias. Dentre elas, destaca-se o Curso de Especialização em Educação e Tecnologias (EduTec), o Curso de Especialização em Mídias na Educação e o Ciclo de Oficinas e Minicursos Horizonte em Prática. Essas iniciativas refletem o compromisso do Grupo Horizonte em promover o desenvolvimento profissional contínuo e a inovação pedagógica no campo da educação.

Especialização em Educação e Tecnologias (EduTec)

O Curso de Especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) é uma proposta de formação flexível, integrada e híbrida, com múltiplas habilitações, que busca atender aos educadores e demais profissionais graduados interessados na temática, sejam eles da educação básica, superior, corporativa ou autônomos. Ou seja, o EduTec é um programa de formação destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação, que estejam interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância, seja na educação básica ou superior.

A formação promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional, considerando a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas etc. São disponibilizados mais de 80 componentes curriculares para que o estudante organize a sua trilha pedagógica (escolha dos componentes) com aqueles 20 componentes de maior interesse.

O curso de Especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) possibilita ao egresso a formação especializada em onze opções de habilitação ou foco temático. São elas:

  • Design Instrucional (Desenho Pedagógico)
  • Docência na Educação a Distância
  • Educação Híbrida e Inovação Pedagógica
  • Formação de Professores na cultura digital
  • Gestão da Educação a Distância
  • Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes
  • Jogos e Gamificação na Educação
  • Metodologias ativas e aprendizagem
  • Multiletramentos e Competências Digitais
  • Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Recursos de Mídias na Educação

O estudante pode escolher uma ou mais dessas habilitações para realizar concomitantemente ou sequencialmente como curso de especialização, que tem uma carga horária de 400 horas. Conheça a proposta!

Saiba mais em: https://edutec.ead.ufscar.br/

Mídias na Educação

O curso de Especialização em Mídias na Educação foi uma iniciativa do Grupo Horizonte concebida para experimentar práticas pedagógicas relacionadas à flexibilidade pedagógica e formação em serviço, entre outras estratégias formativas. A proposta foi desenvolvida no âmbito da UAB-UFSCar (Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos), sendo um curso gratuito destinado aos professores da educação básica da rede pública de ensino.

O curso de Mídias na Educação foi ofertado, entre 2017 e 2019, para 120 professores e alcançou significativa taxa de conclusão (112 concluintes). Essa formação foi uma experiência muito interessante para os envolvidos, e o feedback dado pelos cursistas concluintes foi muito positivo.

Saiba mais em: https://midias.ead.ufscar.br/

Horizonte em Prática: Ciclo de Oficinas e Minicursos

O Grupo Horizonte oferece, regularmente, o Ciclo de Oficinas e Minicurso “Horizonte em Prática”. São veiculadas propostas de formação mais prática (aprender fazendo), abrangendo diversas temáticas, explorando a relação entre Educação e Tecnologias, considerando a educação básica e superior, seja presencial, a distância ou híbrida.

Assim, o Grupo Horizonte busca desenvolver habilidades e aplicar o conhecimento que explora em suas pesquisas em propostas de formação que incentivem a participação ativa, o pensamento crítico e a solução criativa de problemas, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências específicas.

  • As Oficinas são sessões intensivas que promovem aprendizado na perspectiva mão na massa ou “aprender fazendo”, incentivando a exploração de novas ideias e técnicas.
  • Os Minicursos, por outro lado, proporcionam uma compreensão abrangente de conceitos específicos, ideal para quem busca aprofundar conhecimentos sem um longo comprometimento.

Nesse sentido, o esforço do Grupo Horizonte é explorar possibilidades virtuais, presenciais e híbridas, buscando promover um aprendizado dinâmico e prático, estimulando os participantes a aplicar teorias em contextos reais, por meio de atividades, projetos e experimentações.

Com instrutores especialistas, o Grupo Horizonte visa inspirar e capacitar participantes a alcançar seu potencial máximo, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e inovação em uma comunidade de aprendizes e profissionais dedicados. Junte-se a nós para uma experiência de aprendizado única e transformadora.

Saiba mais em: http://200.136.215.160/grupohorizonte/oficinas/

Formação Científica no âmbito do Grupo Horizonte UFSCar

Direta e indiretamente, o Grupo Horizonte da UFSCar sempre promove ações voltadas à formação científica, seja na formação de doutores, mestres, especialistas ou em atividades gerais voltadas à comunidade acadêmica e ao público em geral. Os colaboradores do Grupo Horizonte orientam estudantes de mestrado e doutorado em diferentes programas de pós-graduação stricto sensu, em cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) e em programas de iniciação científica.

O Grupo também contribui para a formação científica de pessoas interessadas, inclusive de seus membros colaboradores, por meio da oferta de oficinas temáticas (redação científica, ferramentas e metodologia de pesquisa etc.), realização e organização de eventos científicos próprios e estímulo à participação em eventos externos, publicação e compartilhamento de resultados de pesquisas, oferta de formação acadêmica e/ou técnico-pedagógica (aulas na graduação ou pós, cursos, oficinas, palestras etc.), organização de atividades de extensão genuínas etc.

Essas ações formativas ocorrem de modo sistematicamente organizado e também em situações menos formais. Sendo um grupo interinstitucional, são induzidas e valorizadas ações coletivas de socialização cotidiana, sobre os temas tratados pelo Grupo Horizonte. Isso ocorre nas diferentes instituições nas quais estão vinculados os colaboradores do Grupo Horizonte (UFSCar, UFOP, UFMG, UnB, Unifesp, IFSP, UCoimbra, UAberta-PT, entre outras). Na UFSCar, por exemplo, o Grupo Horizonte realiza ações independentes (formais e informais) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologias e Sociedade (PPGCTS), à Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), aos diferentes Departamentos a que estão vinculados os pesquisadores-colaboradores (DEd, DAC, DC, DTPP etc.), ao Núcleo de Formação de Professores, entre outros.

Entre as ações de formação científica internas, o Grupo Horizonte promove formações como o EduTec (formação flexível) e o Mídias na Educação, em que os estudantes realizam os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação dos membros do Grupo Horizonte. Já são centenas de TCC orientados pelo Grupo, envolvendo diversos interesses temáticos, sempre nas interseções entre a educação (presencial ou a distância) e as tecnologias (digitais ou não). Ademais, são realizadas atividades de formação científica mediante oficinas, reuniões científicas, encontros entre membros do Laboratório de Pesquisas, palestras etc.

Assim, seguimos no firme propósito de contribuir para a formação científica de interessados em abordagens críticas e/ou propositivas envolvendo o fértil terreno que é a relação entre a Educação, as Tecnologias e as Linguagens. Certamente, muitos outros projetos e ações serão desenvolvidos por fomento do Grupo Horizonte.

Estratégias formativas adotadas pelo Grupo Horizonte

Com o propósito de contribuir para a formação científica de pessoas interessadas na temática Educação, Tecnologias e Linguagens – como os estudantes da educação superior ou básica, a comunidade acadêmica, professores da educação básica pública, dentre outros interessados –, o Grupo Horizonte sempre buscou estratégias didático-pedagógicas inovadoras e mais coerentes com a sociedade grafocêntrica digital e com o contexto de cultura digital que experimentamos atualmente.

Nesse sentido, todas as propostas de formação científica, técnica e pedagógica proporcionadas pelas ações do Grupo Horizonte foram configuradas com base em estratégias de formação flexível (aprendizagem personalizável), formação em serviço (integração teoria e prática), formação na prática (aprender fazendo) e/ou formação coletiva (aprendizagem entre pares), entre outras ideias pedagógicas.

Entre as iniciativas de compartilhamento e socialização do conhecimento científico desenvolvido e/ou sistematizado pelos pesquisadores do Grupo Horizonte estão: a formação flexível EduTec, a formação em serviço Mídias na Educação, a virtualização do CIET, o caráter prático das oficinas temáticas e o processo de formação para a pesquisa (por meio de reuniões de orientação de TCC, dissertações e teses ou reuniões do grupo de pesquisa). Destaca-se que essas ações foram marcadas pelo processo de inclusão, pois isso também sempre foi uma das preocupações mais latentes do Grupo Horizonte.

Outras ações formativas do Grupo Horizonte

Além dos cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, podem ser consideradas ações formativas do Grupo Horizonte praticamente todas as atividades desenvolvidas como pesquisa e divulgação. Entre os princípios norteadores das ações do Grupo, estão a coletividade, a colaboração, o compartilhamento. Assim, entendemos que os eventos, as palestras, os lançamentos de livros, publicação de textos, divulgação por e-mail e redes sociais, atividades do laboratório e demais ações do Grupo Horizonte se caracterizam como formação científica e pedagógica das pessoas envolvidas no processo.

Portanto, tendo o processo de inclusão como uma das prioridades do Grupo Horizonte, também podemos destacar como ações de formação inclusiva:

  1. O formato do evento CIET, que é uma atividade regular bienal, pioneira na organização e realização de grandes eventos científicos on-line. Em todas as edições do CIET, foi possibilitada a participação de pessoas de todos os estados brasileiros. Seja pelo baixo custo das inscrições ou pela oportunidade de participação no evento a distância, muitos interessados beneficiaram-se com a riqueza das discussões desse evento virtual, com opção de participação presencial e/ou on-line.
  2. O Grupo Horizonte também contribuiu, direta e indiretamente, para o desenvolvimento e oferta de cursos massivos (Mooc), colaborando com a equipe de especialistas da SEaD para o desenvolvimento do portal PoCA e do projeto Inovaeh – que são interessantes ações da SEaD-UFSCar, nas quais membros do Grupo Horizonte desempenham papel importante.
  3. A preparação e socialização de materiais didáticos em mídias escritas, audiovisuais e digitais, com atenção à acessibilidade por meio de tecnologia assistiva.