AVA
Oferta!

Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida: reflexões, estratégias e proposições

R$ 59,90

Orgs.:  Mill, D. e colaboradores

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Esta coletânea “Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida”, organizada por Daniel Mill e colaboradores, é composta por textos selecionados resultantes das diversas discussões apresentadas por palestrantes-pesquisadores durante o CIET:EnPET|CIESUD:ESUD|2022 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância).

Este livro traz reflexões, estratégias e proposições relacionadas à Educação a Distância, Presencial e Híbrida, considerando as heranças da pandemia de Covid-19 e repercussões da cultura digital como indutora de inovações e transformações educacionais. Com contribuições de autores nacionais e internacionais, os 22 capítulos que compõem esta coletânea discutem os desafios e as potencialidades do processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade. Os textos convergem no propósito de desvelar os novos rumos para a Educação, considerando as condições dadas atualmente e propondo contribuições teóricas, práticas e experienciais, que perpassam por políticas públicas, formação de professores, cultura digital, práticas educacionais, pesquisa, tecnologia, dentre outros.

Sem pretensão de esgotar o assunto ou de trazer todas as respostas, o livro pretende ser uma honesta contribuição para dificuldades e desafios cotidianos do universo educacional, seja para a EaD, para educação presencial e/ou hibrida.

Convidamos o leitor a navegar nas linhas e entrelinhas desta obra.

ISBN: 000-00-00000-00-0

SUMÁRIO:

Reflexões, Estratégias e Proposições sobre Educação a Distância, Presencial e Híbrida: apresentando o tema

PARTE I – Apontamentos sobre a Educação Híbrida

  • Educação Híbrida: mais um passo em direção à garantia do direito à educação?
  • Pressupostos teóricos de Educação Híbrida: construção de um projeto educacional emancipatório
  • Implicações filosóficas sobre a centralidade do estudante na educação híbrida
  • As vozes do Ensino Remoto abrindo caminhos para o Ensino Híbrido
  • Educação superior híbrida, perspectivas e desafios no pós-pandemia da covid-19

PARTE II – Notas sobre a Educação a Distância

  • A institucionalização da Educação a Distância como pesquisa, crítica e produtividade
  • Um olhar sobre as transformações e especificidades da jornada de trabalho docente na sociedade grafocêntrica digital
  • Cultura digital, colaboração e aprendizagem: reflexões sobre a docência em Educação a Distância
  • Política educacional Stricto Sensu a distância: apontamentos iniciais e a formação do pesquisador
  • Educação a Distância pública: comparações entre Brasil e Portugal
  • Potencialidades e desafios da mobilidade acadêmica virtual discente nas instituições públicas de ensino superior brasileiras.
  • Ferramenta on-line de elaboração do trabalho de conclusão de curso para especialização em saúde indígena.
  • Revisão sistemática de literatura como estratégia de pesquisa: apontamentos e roteiro para sua elaboração.

PARTE III – Educação, heranças da pandemia e outros desafios contemporâneos

  • A educação e os cisnes negros: desafios da educação em tempos de incerteza.
  • Mediação tecnológica para uma educação sem distância.
  • Currículo, tecnologias e formação de professores em tempos de pandemia: legado, desafios e transformações.
  • Retornamos ao presencial, e agora? Relatos de práticas midiáticas de professoras da Educação Básica em tempos de pandemia
  • Docência e pesquisa na pandemia: universidade e pesquisadora-docente on-line e mulheres em/nas redes.
  • Possibilidades e práticas tecnológicas para o ensino de bateria.
  • Metodologia Sopro Novo: planejamento, capacitação, implementação e adaptação ao ensino on-line.
  • Formação de monitoria e iniciação científica: um relato de experiência.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida: reflexões, estratégias e proposições”