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Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância
Orgs.: Mill, D. (org.).
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Description
O Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância é uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa (brasileiros e estrangeiros) envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre “Educação a Distância” e “Educação e Tecnologias”. A composição desse Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre Educação e Tecnologias. A sistematização do conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto reificado de saberes, no contexto da Educação em sua relação com a cultura digital. Assim, os verbetes selecionados para o Dicionário são termos e expressões recorrentes, identificados por meio de revisão de literatura e validados por pares.
Esse Dicionário é destinado a pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuances da relação entre a Educação e as Tecnologias, de modo geral, e, particularmente, pelo âmbito da Educação a Distância. Entendemos que esse Dicionário atenderá aos interesses de todos aqueles que pensam e fazem Educação (presencial ou a distância), que se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento, envolvendo o uso de tecnologias, sejam elas antigas ou emergentes.
Nesse sentido, tendo esse público-alvo como norte, o propósito maior da obra é ser um contributo para o despertar e o aprofundar do interesse, crítico e reflexivo, pelo desvelamento do processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como pelo fomento à busca dos fundamentos epistemológicos da área, instalando-se nas interseções entre a Educação e as Tecnologias e com claro interesse na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, seja na Educação a Distância ou presencial.
Especificamente, esta produção busca:
– organizar e sistematizar didaticamente conteúdos e concepções acerca da Educação a Distância e/ou da Educação e Tecnologias;
– auxiliar em estudos e reflexões sobre o tema, buscando contribuir para a uniformização do diálogo e manutenção da unidade semântica nos discursos;
– fornecer ao leitor subsídios básicos e abrangentes para o seu entendimento sobre o assunto, organizando vocabulários específicos, com a respectiva significação, sobre a relação entre Educação e Tecnologias;
– contribuir com o campo de estudos e pesquisas nas áreas de “Educação a Distância” e/ou “Educação e Tecnologias”, bem como com a formação de estudiosos, gestores, educadores e demais interessados e militantes da área.
:. índice de verbetes .:
Obs.: O símbolo (*) indica que o termo ou expressão é um verbete de articulação, isto é, significa que, no corpo do Dicionário, esse termo remete a outros verbetes sobre o mesmo tema, funcionando como um hiperlink.
- abed (*) 25
- acessibilidade na educação a distância 25
- alfabetização, letramento e tecnologias 28
- aluno da educação a distância (*) 30
- aluno virtual (*) 30
- ambientes virtuais de aprendizagem 31
- aprendizagem a distância (*) 33
- aprendizagem aberta a distância (*) 34
- aprendizagem autodirigida (*) 34
- aprendizagem autônoma (*) 34
- aprendizagem colaborativa on-line 34
- aprendizagem em rede 38
- aprendizagem entre pares (*) 40
- aprendizagem móvel 41
- aprendizagem profissional da docência para educação a distância (*) 44
- aprendizagem ubíqua 44
- arquitetura educacional na cultura digital 46
- arquitetura pedagógica para educação a distância 51
- arquitetura virtual de aprendizagem (*) 53
- associação brasileira de educação a distância 53
- associação universidade em rede 56
- atividade e passividade 59
- audiovisual na educação (*) 62
- aula invertida (*) 63
- aula virtual (*) 63
- ausência virtual (*) 63
- autodidata (*) 63
- autoformação 63
- autoinstrução (*) 66
- autonomia do estudante na educação a distância 66
- autoria na cultura digital 70
- ava (*) 72
- avaliação da aprendizagem na educação a distância 73
- avaliação e tecnologias (*) 76
- base de conhecimentos do mentor 77
- base de conhecimentos docente 80
- base de conhecimentos para o ensino 83
- bibliotecas digitais (*) 86
- bibliotecas virtuais (*) 86
- b-learning (*) 86
- blended learning 86
- bullying na internet (*) 89
- centros culturais virtuais e educação (*) 91
- centros locais de aprendizagem (*) 91
- ciberativismo (*) 91
- cibercultura (*) 91
- ciberespaço (*) 91
- ciberliteratura e educação 91
- cibersexo no contexto da educacão 94
- cidadania digital e educação (*) 98
- ciência, tecnologia e sociedade 98
- cinema educativo 101
- cmooc (curso on-line aberto massivo baseado em contexto) (*) 104
- cognição e tecnologias 104
- competência digital 107
- competência informacional 109
- competências docentes (*) 113 c
- competências em educação a distância 113
- comunicação 116
- comunicação assíncrona (*) 118
- comunicação distribuída em rede (*) 118
- comunicação em estrela (todos-todos) 119
- comunicação muitos-muitos (*) 122
- comunicação multidirecional (*) 122
- comunicação oral (*) 122
- comunicação síncrona (*) 122
- comunicação todos-todos (*) 122
- comunidades de aprendizagem (*) 122
- comunidades virtuais de aprendizagem 123
- conectivismo 126
- conferência web (*) 129
- conferências on-line (*) 129
- conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (*) 129
- conhecimentos para o ensino (*) 129
- construção colaborativa do conhecimento (*) 129
- convergência midiática e educação 130
- copyleft (*) 131
- copyright (*) 131
- creative commons (*) 132
- credenciamento de instituições de ensino superior para educação a distância 132
- cts (*) 136
- cultura das mídias 136
- cultura digital 139
- currículo digital (*) 144
- currículo flexível (*) 144
- currículo na educação a distância 145
- cyberbullying como fenômeno da cultura digital 146
- democracia e sociedade da informação 149
- democratização do conhecimento e educação a distância 151
- desenho universal (*) 154
- desenho universal da aprendizagem 154
- desenho universal de materiais didáticos (*) 158
- desenvolvimento profissional da docência virtual 158
- design instrucional 161
- desigualdade na internet (*) 166
- dialogia digital 166
- didática da EaD (*) 170
- didática on-line (*) 170
- direito autoral (*) 172
- dispositivo (tecnológico) 172
- dispositivos de geolocalização (*) 175
- distância transacional 176
- docência na educação a distância (*) 177
- docência on-line 177
- docência ubíqua (*) 178
- docência virtual 181
- docente-autor (*) 186
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OBS.: No momento, não temos mais esse produto em estoque. O preço anunciado para a obra é referente a abril de 2024 na Editora Papirus. Favor consultar a editora ou revendedores. //
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