AVA

Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância

Orgs.:   Mill, D. (org.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Description

O Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância é uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa (brasileiros e estrangeiros) envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre “Educação a Distância” e “Educação e Tecnologias”. A composição desse Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre Educação e Tecnologias. A sistematização do conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto reificado de saberes, no contexto da Educação em sua relação com a cultura digital. Assim, os verbetes selecionados para o Dicionário são termos e expressões recorrentes, identificados por meio de revisão de literatura e validados por pares.

Esse Dicionário é destinado a pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuances da relação entre a Educação e as Tecnologias, de modo geral, e, particularmente, pelo âmbito da Educação a Distância. Entendemos que esse Dicionário atenderá aos interesses de todos aqueles que pensam e fazem Educação (presencial ou a distância), que se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento, envolvendo o uso de tecnologias, sejam elas antigas ou emergentes.

Nesse sentido, tendo esse público-alvo como norte, o propósito maior da obra é ser um contributo para o despertar e o aprofundar do interesse, crítico e reflexivo, pelo desvelamento do processo educacional no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como pelo fomento à busca dos fundamentos epistemológicos da área, instalando-se nas interseções entre a Educação e as Tecnologias e com claro interesse na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, seja na Educação a Distância ou presencial.

Especificamente, esta produção busca:

– organizar e sistematizar didaticamente conteúdos e concepções acerca da Educação a Distância e/ou da Educação e Tecnologias;

– auxiliar em estudos e reflexões sobre o tema, buscando contribuir para a uniformização do diálogo e manutenção da unidade semântica nos discursos;

– fornecer ao leitor subsídios básicos e abrangentes para o seu entendimento sobre o assunto, organizando vocabulários específicos, com a respectiva significação, sobre a relação entre Educação e Tecnologias;

– contribuir com o campo de estudos e pesquisas nas áreas de “Educação a Distância” e/ou “Educação e Tecnologias”, bem como com a formação de estudiosos, gestores, educadores e demais interessados e militantes da área.

:. índice de verbetes .:

Obs.: O símbolo (*) indica que o termo ou expressão é um verbete de articulação, isto é, significa que, no corpo do Dicionário, esse termo remete a outros verbetes sobre o mesmo tema, funcionando como um hiperlink.

 

  • abed (*)   25
  • acessibilidade na educação a distância   25
  • alfabetização, letramento e tecnologias   28
  • aluno da educação a distância (*)   30
  • aluno virtual (*)   30
  • ambientes virtuais de aprendizagem   31
  • aprendizagem a distância (*)   33
  • aprendizagem aberta a distância (*)   34
  • aprendizagem autodirigida (*)   34
  • aprendizagem autônoma (*)   34
  • aprendizagem colaborativa on-line   34
  • aprendizagem em rede   38
  • aprendizagem entre pares (*)   40
  • aprendizagem móvel   41
  • aprendizagem profissional da docência para educação a distância (*)   44
  • aprendizagem ubíqua   44
  • arquitetura educacional na cultura digital   46
  • arquitetura pedagógica para educação a distância   51
  • arquitetura virtual de aprendizagem (*)   53
  • associação brasileira de educação a distância   53
  • associação universidade em rede   56
  • atividade e passividade   59
  • audiovisual na educação (*)   62
  • aula invertida (*)   63
  • aula virtual (*)   63
  • ausência virtual (*)   63
  • autodidata (*)   63
  • autoformação   63
  • autoinstrução (*)   66
  • autonomia do estudante na educação a distância   66
  • autoria na cultura digital   70
  • ava (*)   72
  • avaliação da aprendizagem na educação a distância   73
  • avaliação e tecnologias (*)   76

 

  • base de conhecimentos do mentor   77
  • base de conhecimentos docente   80
  • base de conhecimentos para o ensino   83
  • bibliotecas digitais (*)   86
  • bibliotecas virtuais (*)   86
  • b-learning (*)   86
  • blended learning   86
  • bullying na internet (*)   89

 

  • centros culturais virtuais e educação (*)   91
  • centros locais de aprendizagem (*)   91
  • ciberativismo (*)   91
  • cibercultura (*)   91
  • ciberespaço (*)   91
  • ciberliteratura e educação   91
  • cibersexo no contexto da educacão   94
  • cidadania digital e educação (*)   98
  • ciência, tecnologia e sociedade   98
  • cinema educativo   101
  • cmooc (curso on-line aberto massivo baseado em contexto) (*)   104
  • cognição e tecnologias   104
  • competência digital   107
  • competência informacional   109
  • competências docentes (*)   113 c
  • competências em educação a distância   113
  • comunicação   116
  • comunicação assíncrona (*)   118
  • comunicação distribuída em rede (*)   118
  • comunicação em estrela (todos-todos)   119
  • comunicação muitos-muitos (*)   122
  • comunicação multidirecional (*)   122
  • comunicação oral (*)   122
  • comunicação síncrona (*)   122
  • comunicação todos-todos (*)   122
  • comunidades de aprendizagem (*)   122
  • comunidades virtuais de aprendizagem   123
  • conectivismo   126
  • conferência web (*)   129
  • conferências on-line (*)   129
  • conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (*)   129
  • conhecimentos para o ensino (*)   129
  • construção colaborativa do conhecimento (*)   129
  • convergência midiática e educação   130
  • copyleft (*)   131
  • copyright (*)   131
  • creative commons (*)   132
  • credenciamento de instituições de ensino superior para educação a distância   132
  • cts (*)   136
  • cultura das mídias   136
  • cultura digital   139
  • currículo digital (*)   144
  • currículo flexível (*)   144
  • currículo na educação a distância   145
  • cyberbullying como fenômeno da cultura digital   146

 

  • democracia e sociedade da informação   149
  • democratização do conhecimento e educação a distância   151
  • desenho universal (*)   154
  • desenho universal da aprendizagem   154
  • desenho universal de materiais didáticos (*)   158
  • desenvolvimento profissional da docência virtual   158
  • design instrucional   161
  • desigualdade na internet (*)   166
  • dialogia digital   166
  • didática da EaD (*)   170
  • didática on-line (*)   170
  • direito autoral (*)   172
  • dispositivo (tecnológico)   172
  • dispositivos de geolocalização (*)   175
  • distância transacional   176
  • docência na educação a distância (*)   177
  • docência on-line   177
  • docência ubíqua (*)   178
  • docência virtual   181
  • docente-autor (*)   186

 

***

OBS.: No momento, não temos mais esse produto em estoque. O preço anunciado para a obra é referente a abril de 2024 na Editora Papirus. Favor consultar a editora ou revendedores. //

>>> Link da obra na Amazon: https://www.amazon.com.br/Dicion%C3%A1rio-Cr%C3%ADtico-Educa%C3%A7%C3%A3o-Tecnologias-Dist%C3%A2ncia/dp/8544902952

 

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância”