Seu carrinho está vazio no momento!
Educação a Distância: desafios contempôraneos
R$ 55,00 R$ 43,90
Orgs.: Mill, D.; Pimentel, N. (orgs.)
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
Este livro contribui para a compreensão dos quatro elementos básicos da educação em geral (gestão, docência, discência e materiais didáticos) e busca apoiar as ações de educadores, gestores e outros interessados em sistemas de EaD (educação a distância). Essa coletânea é composta de 16 textos que representam diferentes pontos de vista, com reflexões de vários autores sobre assuntos fundamentais para a modalidade de EaD. Apenas para fins didáticos e com vistas ao agrupamento dos textos, estruturamos os capítulos em três partes complementares e articuladas. Na primeira parte, agrupamos textos mais voltados para os processos educacionais em termos de ensino, aprendizagem e inovação. Na segunda parte, agrupamos textos tangentes aos processos educacionais com foco em gestão, estrutura e funcionamento do ensino-aprendizagem. Por fim, a terceira parte traz textos com análises mais amplas, em nível macro, enfocando discussões políticas educacionais governamentais e de institucionalização da modalidade de EaD. No início de cada parte, apresentamos os textos que a compõem, comentando-os resumidamente num capítulo introdutório. Esperamos que essa coletânea represente uma contribuição ímpar para os leitores, em especial os defensores ou trabalhadores da educação a distância.
SUMÁRIO:
Apresentação
- Parte I – Processos educacionais em EaD: ensino, aprendizagem e inovação
- Ensino, aprendizagem e inovação em educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
- O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de educação a distância
- Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância
- Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância
- Inovações? Tecnológicas? Na educação
- Currículo, avaliação e acompanhamento na educação a distância
- Avaliação de material didático em educação a distância sob o olhar discente
- Parte II – Processos educacionais em EaD: gestão, estrutura e funcionamento
- Gestão, estrutura e funcionamento da educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
- A gestão da educação a distância no Brasil
- Virtualidades e limitações do e-learning: o caso da Universidade Aberta (Portugal)
- Material didático impresso na educação a distância: experiências e lições apre(e)ndidas
- O acesso à educação e os polos de apoio presencial: sujeitos em transformação
- Gestão de polos de apoio presencial para o sistema Universidade Aberta do Brasil
- Sistemas logísticos em educação a distância: uma visão crítica
- Parte III – Processos educacionais em EaD: institucionalização e políticas públicas
- Políticas públicas e institucionalização da educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais
- Mídia educação e educação a distância na formação de professores
- A educação superior a distância nas universidades públicas no Brasil: reflexões e práticas
- A institucionalização da Universidade Aberta de Portugal e as suas metamorfoses
- Modelo de formación tutorial CPEIPVirtual
- Institucionalização da EaD nas IES públicas: uma perspectiva histórico-crítica e emancipadora
Avaliações
Não há avaliações ainda.