AVA
Oferta!

Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos

R$ 49,90

Orgs.:   Reali, A.; Mill, D. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Essa coletânea é composta de artigos sobre a modalidade de Educação a Distância e a incorporação de tecnologias digitais no âmbito educacional. A partir da consideração de temas emergentes – acerca das implicações da modalidade a distância para o ensino presencial, a docência e trabalho docente, o desenvolvimento de recursos tecnológicos e de comunicação e gestão dos sistemas, entre outros – os textos promovem reflexões sobre os sujeitos, saberes e processos no contexto da Educação a Distância e da educação presencial mediadas por tecnologias digitais. A obra está organizada em três seções, sendo cada uma composta dos seguintes temas: Seção 1: aspectos macroscópicos da Educação a Distância e tecnologias digitais; Seção 2: aspectos teórico-metodológicos relativos à produção de conhecimentos envolvendo pesquisas na área da Educação a Distância e tecnologias digitais; e Seção 3: análises sobre sujeitos e aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância e/ou com a incorporação de tecnologias digitais.

SUMÁRIO:

Apresentação

  • Seção 1. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: aspectos macroscópicos1. MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DA EAD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
    2. LA UNIVERSIDAD EN EL SIGLO XXI: PRINCIPALES DESAFÍOS Y ESTRATEGIAS
    3. O IMPACTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS PAÍSES DE GRANDE CRESCIMENTO ECONÓMICO COMO O BRASIL
    4. BLENDED LEARNING: A KEY INNOVATION IN CANADIAN UNIVERSITIES
    5. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO
  • Seção 2. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: A pesquisa em foco

    6. A PESQUISA EM EAD NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS: A AGENDA INTERNACIONAL
    7. REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    8. «ESPAÇO» E «TEMPO», «DISTÂNCIA» E «PRESENÇA»: CONCEITOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA
    9. FORMADORES DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS APRENDIZAGENS
    10. PROMOVER INCLUSÃO SOCIAL NA CIBERCULTURA E EDUCAR EM NOSSO TEMPO
  • Seção 3. Educação a Distância e Tecnologias Digitais: pesquisas e experiências11. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DE MEDIAÇÃO ONLINE
    12. TUTOR É DOCENTE DA EAD?
    13. UM OLHAR INTERNO NOS RECURSOS DO MOODLE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO
    14. MULTILETRAMENTOS DE ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UFOP: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS ACADÊMICAS
    15. O POTENCIAL DAS MÍDIAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA: O PERFIL E O INTERESSE DE ESTUDANTES E DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    16. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: FERRAMENTAS DA WEB 2.0 E ESTILOS DE APRENDIZAGEM
    17. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SIED:ENPED:2012

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos”