AVA
Oferta!

Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo

R$ 49,90

Orgs.:   Mill, D.; Maciel, C. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Essa coletânea representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, com o desejo de que as futuras propostas pedagógicas de cursos virtuais deixem de ser constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica. O livro traz textos que tratam dos elementos básicos da educação: ensino/docentes, aprendizagem/estudantes, materiais didáticos/tecnologias e concepção/gestão dos processos formativos. Cada um dos textos, por seu turno, busca proporcionar reflexões sobre o fenômeno pedagógico na contemporaneidade.

A educação a distância (EaD) brasileira tem passado por uma vertiginosa expansão nos últimos anos e recebido muita atenção de entusiastas e críticos, sejam eles educadores, investidores ou políticos interessados em atender a demanda por cursos de nível superior no Brasil. Todavia, todo esse movimento não foi acompanhado suficientemente por estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos da modalidade. Estudos específicos ainda são incipientes e deixam muitas lacunas. Buscando contribuir para pensar a educação em geral e a EaD em particular, o propósito dessa obra é discutir temáticas fundamentais para o entendimento da modalidade e da aprendizagem efetiva. Deixamos aqui um convite à reflexão sobre os desafios cotidianos de estudantes, educadores (professores, tutores e outros) e gestores de EaD.

SUMÁRIO:

Apresentação: elementos para pensar o ensino-aprendizagem na educação a distância

  • Ensinar e aprender na educação virtual: noções elementares para educadores e gestores
  • Sobre presença e distância: reflexões filosóficas sobre a educação virtual
  • Educação a distância para a cidadania e aprendizagem ao longo da vida
  • Avaliação na educação a distância
  • Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual
  • Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ
  • Manejo da sala de aula e gestão do ensino-aprendizagem na educação virtual
  • Formar professores para docência em cursos na internet
  • Princípios da mobilidade na educação virtual: primeiras iniciativas de educação móvel na UFSCar
  • Bibliotecários, bibliotecas e educação a distância: um movimento do tradicional para o digital
  • Estratégias de organização dos estudos na educação virtual pela visão dos estudantes
  • A relação pedagógica na educação presencial e na educação a distância: distanciamentos e proximidades
  • Trajetórias e percursos em educação a distância: entre o sol nascente e o poente
  • Gestão de sistemas de educação a distância na perspectiva da inovação
  • Proposta para cursos de extensão em educação musical na modalidade a distância
  • Educação a distância? um desafio atual

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo”