Seu carrinho está vazio no momento!
Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo
R$ 59,00 R$ 49,90
Orgs.: Mill, D.; Maciel, C. (orgs.).
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
Essa coletânea representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, com o desejo de que as futuras propostas pedagógicas de cursos virtuais deixem de ser constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica. O livro traz textos que tratam dos elementos básicos da educação: ensino/docentes, aprendizagem/estudantes, materiais didáticos/tecnologias e concepção/gestão dos processos formativos. Cada um dos textos, por seu turno, busca proporcionar reflexões sobre o fenômeno pedagógico na contemporaneidade.
A educação a distância (EaD) brasileira tem passado por uma vertiginosa expansão nos últimos anos e recebido muita atenção de entusiastas e críticos, sejam eles educadores, investidores ou políticos interessados em atender a demanda por cursos de nível superior no Brasil. Todavia, todo esse movimento não foi acompanhado suficientemente por estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos da modalidade. Estudos específicos ainda são incipientes e deixam muitas lacunas. Buscando contribuir para pensar a educação em geral e a EaD em particular, o propósito dessa obra é discutir temáticas fundamentais para o entendimento da modalidade e da aprendizagem efetiva. Deixamos aqui um convite à reflexão sobre os desafios cotidianos de estudantes, educadores (professores, tutores e outros) e gestores de EaD.
SUMÁRIO:
Apresentação: elementos para pensar o ensino-aprendizagem na educação a distância
- Ensinar e aprender na educação virtual: noções elementares para educadores e gestores
- Sobre presença e distância: reflexões filosóficas sobre a educação virtual
- Educação a distância para a cidadania e aprendizagem ao longo da vida
- Avaliação na educação a distância
- Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual
- Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ
- Manejo da sala de aula e gestão do ensino-aprendizagem na educação virtual
- Formar professores para docência em cursos na internet
- Princípios da mobilidade na educação virtual: primeiras iniciativas de educação móvel na UFSCar
- Bibliotecários, bibliotecas e educação a distância: um movimento do tradicional para o digital
- Estratégias de organização dos estudos na educação virtual pela visão dos estudantes
- A relação pedagógica na educação presencial e na educação a distância: distanciamentos e proximidades
- Trajetórias e percursos em educação a distância: entre o sol nascente e o poente
- Gestão de sistemas de educação a distância na perspectiva da inovação
- Proposta para cursos de extensão em educação musical na modalidade a distância
- Educação a distância? um desafio atual
Avaliações
Não há avaliações ainda.