Seu carrinho está vazio no momento!
Educação a Distância, Qualidade e Convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias
R$ 59,00 R$ 49,90
Orgs.: Mill, D.; Reali, A. (orgs.).
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
Buscando promover reflexões diversas e fomentar alternativas às práticas educacionais historicamente estabelecidas, os capítulos desse livro versam sobre temáticas fundamentais para o entendimento da EaD e seus desdobramentos para a educação presencial. Os temas tratados são bastante atuais, envolvendo aspectos como: ensino-aprendizagem, convergências, tecnologias, cultura digital, hibridismo, ubiquidade, narrativas, interação entre pares, aprendizagem cognitiva, rede dialógica, autonomia, avaliação, estudante virtual, coprodução/coautoria, relação pedagógica, letramento, formação de professores, mídias, docência virtual, virtualização do campus universitário etc. São, pois, textos que contribuem para pensar a educação em geral e a EaD em particular. Fica aqui o convite a todos para que façam diferentes imersões nas diferentes temáticas tratadas e que, dessas imersões, surjam contribuições para diferentes processos formativos, práticas e pesquisas.
SUMÁRIO:
Apresentação I: Um convite à reflexão sobre Educação a Distância, Qualidade e Convergências
Apresentação II: por um prefácio da obra
Parte 1. A convergência e o híbrido na educação
- A Cultura da Convergência e a Narrativa Transmídia na Educação a Distância
- Qualidade na educação: convergência do sujeito, conhecimento, práticas e tecnologias
- Hibridismo, Multimodalidade e Nomadismo: codeterminação e coexistência para uma Educação em contexto de ubiquidade
Parte 2. A aprendizagem e a cultura digital
- Sabedoria digital e informática educativa: múltiplos “eus” contemporâneos enunciando numa mesma rede dialógica
- Atendendo às necessidades dos estudantes virtuais por meio da interação entre pares e da aprendizagem cognitiva
- Tecnologia, comunicação e criação como alicerce para a autonomia do aluno numa proposta de autoavaliação
- O estudante de EaD em contextos de mudança
Parte 3. A docência em contextos de mudança
- A aprendizagem, o conhecimento e a relação pedagógica: implicações para o ensino tradicional e a distância
- Letramentos, práticas pedagógicas e formação de professores para as mídias: reflexões sobre a relação entre a cultura digital e a universidade
- Espaços de coproduções para as docências e aprendências: uma análise das bases teóricas e metodológicas da experiência POMAR
Parte 4. Formação e convergências: experiências e propostas
- O Campus Virtual da Universidade Aberta (UAb) de Portugal como ponte Portugal-Brasil
- Capacitação dos servidores do sistema prisional em cursos na modalidade a distância: parceria entre o Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Minas Gerais
- Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância
- A matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas
Avaliações
Não há avaliações ainda.