AVA
Oferta!

Educação a Distância, Qualidade e Convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias

R$ 49,90

Orgs.:   Mill, D.; Reali, A. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Buscando promover reflexões diversas e fomentar alternativas às práticas educacionais historicamente estabelecidas, os capítulos desse livro versam sobre temáticas fundamentais para o entendimento da EaD e seus desdobramentos para a educação presencial. Os temas tratados são bastante atuais, envolvendo aspectos como: ensino-aprendizagem, convergências, tecnologias, cultura digital, hibridismo, ubiquidade, narrativas, interação entre pares, aprendizagem cognitiva, rede dialógica, autonomia, avaliação, estudante virtual, coprodução/coautoria, relação pedagógica, letramento, formação de professores, mídias, docência virtual, virtualização do campus universitário etc. São, pois, textos que contribuem para pensar a educação em geral e a EaD em particular. Fica aqui o convite a todos para que façam diferentes imersões nas diferentes temáticas tratadas e que, dessas imersões, surjam contribuições para diferentes processos formativos, práticas e pesquisas.

SUMÁRIO:

Apresentação I: Um convite à reflexão sobre Educação a Distância, Qualidade e Convergências

Apresentação II: por um prefácio da obra

Parte 1. A convergência e o híbrido na educação

  • A Cultura da Convergência e a Narrativa Transmídia na Educação a Distância
  • Qualidade na educação: convergência do sujeito, conhecimento, práticas e tecnologias
  • Hibridismo, Multimodalidade e Nomadismo: codeterminação e coexistência para uma Educação em contexto de ubiquidade

Parte 2. A aprendizagem e a cultura digital

  • Sabedoria digital e informática educativa: múltiplos “eus” contemporâneos enunciando numa mesma rede dialógica
  • Atendendo às necessidades dos estudantes virtuais por meio da interação entre pares e da aprendizagem cognitiva
  • Tecnologia, comunicação e criação como alicerce para a autonomia do aluno numa proposta de autoavaliação
  • O estudante de EaD em contextos de mudança

Parte 3. A docência em contextos de mudança

  • A aprendizagem, o conhecimento e a relação pedagógica: implicações para o ensino tradicional e a distância
  • Letramentos, práticas pedagógicas e formação de professores para as mídias: reflexões sobre a relação entre a cultura digital e a universidade
  • Espaços de coproduções para as docências e aprendências: uma análise das bases teóricas e metodológicas da experiência POMAR

Parte 4. Formação e convergências: experiências e propostas

  • O Campus Virtual da Universidade Aberta (UAb) de Portugal como ponte Portugal-Brasil
  • Capacitação dos servidores do sistema prisional em cursos na modalidade a distância: parceria entre o Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância
  • A matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação a Distância, Qualidade e Convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias”