Your cart is currently empty!

EM BREVE: Escritos sobre Formação Docente na Cultura Digital: Práticas, Competências e Desafios
EM BREVE!!!
Description
Esta obra aborda os desafios e as oportunidades que surgem na formação de docentes no contexto digital. Com uma análise crítico-reflexiva das novas práticas pedagógicas, o livro foca no desenvolvimento de competências digitais essenciais para os educadores. As reflexões apresentadas discutem tanto a formação inicial quanto a continuada dos professores, explorando os saberes necessários à profissão e os desafios emergentes. Ao longo dos textos, destaca-se o papel do docente na promoção de práticas pedagógicas mais inclusivas e inovadoras, através do uso ético, crítico e reflexivo das tecnologias digitais.
A coletânea reúne experiências, suscita reflexões e problematiza a formação de professores diante da disrupção provocada pela disseminação das tecnologias digitais na contemporaneidade. As contribuições de pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais discutem a complexidade do ambiente educacional na cultura digital, destacando a necessidade de novas competências, saberes e conhecimentos para promover processos de ensino-aprendizagem inovadores e contextualizados. Ao abordar a formação docente em interseção com temas como acessibilidade, inclusão e exclusão digital, a presença da IA generativa no cotidiano escolar, o rápido acesso e disseminação de informações, bem como sua veracidade, a coletânea nos convida a refletir sobre a educação na cultura digital sob a perspectiva docente, com a formação de cidadãos críticos que possam atuar na transformação de sua realidade.
Organizada por Isamara Alves Carvalho, Luciane Penteado Chaquime, Rosimari Ruy, Daniel Mill e Glauber Santiago, a coletânea “Escritos sobre Formação Docente na Cultura Digital: Práticas, Competências e Desafios” é composta por textos selecionados das discussões apresentadas por palestrantes e pesquisadores durante o CIET:Horizonte | 2024 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância). O livro é dividido em três partes, com um total de 22 capítulos. A primeira parte foca nos processos de formação inicial e continuada para o exercício profissional da docência, contemplando metodologias diversificadas e inclusivas. A segunda parte traz experiências e reflexões a partir de diferentes contextos e áreas, destacando os desafios e as oportunidades para a transformação pedagógica na cultura digital. A última parte problematiza questões éticas e legais, abordando temas como inclusão digital e inteligência artificial. Convidamos você a se aprofundar na leitura e nas discussões propostas.
Convidamos você, leitor e leitora, a embarcar conosco nesta jornada de compartilhamento de saberes!
Reviews
There are no reviews yet.