AVA
Oferta!

Escritos sobre Educação a Distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas

R$ 39,90

Autor(a):   Mill, D.; Veloso B.; Santiago, G.; Santos, M. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Essa obra versa sobre o contexto de evidente destaque que a modalidade de Educação a Distância (EaD) tem protagonizado nas últimas décadas. Impulsionada pelos céleres avanços tecnológicos e pelas recentes alterações na legislação brasileira, a modalidade tem aumentado significativamente o seu número de alunos à medida que surgem propostas multifacetadas que se articulam aos distintos níveis da educação nacional. Pari passu ao desenvolvimento tecnológico e à expansão dos cursos a distância, abrolham-se questões e problemáticas relacionadas às particularidades da formação virtual que merecem atenção por parte de educadores e pesquisadores da área.

Os capítulos que compõem esse livro propõem ao leitor elementos para uma compreensão mais aprofundada e crítica da Educação a Distância (EaD). São contribuições mais teóricas ou mais experimentais, mais provocadoras ou mais propositivas, que visam lançar luzes sobre pontos ainda merecedores da nossa atenção. Nesse sentido, a obra apresenta 13 capítulos, com contribuições teórico-práticas de autores nacionais e estrangeiros no sentido de contribuir para a expansão da EaD com melhor qualidade. Fica, portanto, o convite ao leitor para buscar, nas linhas e entrelinhas desse livro, certas reflexões tão necessárias em face do aumento exacerbado de matrículas em cursos a distância nos últimos anos.

Sumário/capítulos:

  • Apontamentos teórico-práticos sobre a modalidade de Educação a Distância: uma breve apresentação
  • Parte 1. Docência no contexto da Educação a Distância: o trabalhador e o educador em perspectiva
  • Trabalho docente na Educação a Distância: teletrabalho ou sobretrabalho?
  • Docência na Educação a Distância: um estudo sobre o trabalho docente nos cursos de Pedagogia públicos
  • Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: contribuições de um espaço de diálogo on-line
  • Formação de professores na Educação a Distância: desafios e possibilidades no estágio obrigatório
  • Por uma ecologia da aprendizagem na era digital: abordagem CCS e inclusão como alicerces para a formação de professores
  • Mídias na Educação: uma proposta flexível e em serviço para a formação de professores
  • O potencial didático do audiovisual: o caso dos Moocs
  • Parte 2. Dimensões da Educação a Distância: inovação, financiamento, avaliação e formação
  • Fabricar a inovação na educação superior a distância: diálogos e exercícios entre Portugal e Brasil para a construção de um modelo pedagógico virtual
  • O Sistema Universidade Aberta do Brasil e os recursos destinados à educação pública a distância
  • Um panorama dos processos de avaliação da Educação a Distância em uma universidade pública
  • O estudante virtual e seu processo de aprendizagem
  • Educação musical a distância no Brasil: um olhar voltado para os aspectos teórico-metodológicos
  • A afetividade no ensino da música em ambientes digitais de aprendizagem

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Escritos sobre Educação a Distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas”