Seu carrinho está vazio no momento!
Escritos sobre Educação a Distância: perspectivas e dimensões teórico-práticas
R$ 49,00 R$ 39,90
Autor(a): Mill, D.; Veloso B.; Santiago, G.; Santos, M. (orgs.).
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
Essa obra versa sobre o contexto de evidente destaque que a modalidade de Educação a Distância (EaD) tem protagonizado nas últimas décadas. Impulsionada pelos céleres avanços tecnológicos e pelas recentes alterações na legislação brasileira, a modalidade tem aumentado significativamente o seu número de alunos à medida que surgem propostas multifacetadas que se articulam aos distintos níveis da educação nacional. Pari passu ao desenvolvimento tecnológico e à expansão dos cursos a distância, abrolham-se questões e problemáticas relacionadas às particularidades da formação virtual que merecem atenção por parte de educadores e pesquisadores da área.
Os capítulos que compõem esse livro propõem ao leitor elementos para uma compreensão mais aprofundada e crítica da Educação a Distância (EaD). São contribuições mais teóricas ou mais experimentais, mais provocadoras ou mais propositivas, que visam lançar luzes sobre pontos ainda merecedores da nossa atenção. Nesse sentido, a obra apresenta 13 capítulos, com contribuições teórico-práticas de autores nacionais e estrangeiros no sentido de contribuir para a expansão da EaD com melhor qualidade. Fica, portanto, o convite ao leitor para buscar, nas linhas e entrelinhas desse livro, certas reflexões tão necessárias em face do aumento exacerbado de matrículas em cursos a distância nos últimos anos.
Sumário/capítulos:
- Apontamentos teórico-práticos sobre a modalidade de Educação a Distância: uma breve apresentação
- Parte 1. Docência no contexto da Educação a Distância: o trabalhador e o educador em perspectiva
- Trabalho docente na Educação a Distância: teletrabalho ou sobretrabalho?
- Docência na Educação a Distância: um estudo sobre o trabalho docente nos cursos de Pedagogia públicos
- Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: contribuições de um espaço de diálogo on-line
- Formação de professores na Educação a Distância: desafios e possibilidades no estágio obrigatório
- Por uma ecologia da aprendizagem na era digital: abordagem CCS e inclusão como alicerces para a formação de professores
- Mídias na Educação: uma proposta flexível e em serviço para a formação de professores
- O potencial didático do audiovisual: o caso dos Moocs
- Parte 2. Dimensões da Educação a Distância: inovação, financiamento, avaliação e formação
- Fabricar a inovação na educação superior a distância: diálogos e exercícios entre Portugal e Brasil para a construção de um modelo pedagógico virtual
- O Sistema Universidade Aberta do Brasil e os recursos destinados à educação pública a distância
- Um panorama dos processos de avaliação da Educação a Distância em uma universidade pública
- O estudante virtual e seu processo de aprendizagem
- Educação musical a distância no Brasil: um olhar voltado para os aspectos teórico-metodológicos
- A afetividade no ensino da música em ambientes digitais de aprendizagem
Avaliações
Não há avaliações ainda.