AVA
Oferta!

Escritos sobre Educação e Tecnologias: entre provocações, percepções e vivências

R$ 39,90

Orgs.:   Mill, D.; Veloso, B.; Santiago, G.; Santos, M. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

As emergentes possibilidades e promessas das tecnologias digitais têm mobilizado profissionais, educadores e pesquisadores em prol da melhoria da qualidade educacional, resultando em vivências, experiências e percepções muito diversificadas. Nesse sentido, as contribuições dessa obra buscam municiar o leitor com conhecimentos mais apropriados e aprofundados, no esforço de direcionar sua atenção para um olhar mais crítico sobre o cenário da Educação e Tecnologias. Temos aqui um conjunto de textos provocativos e/ou propositivos sobre a celeridade dos avanços tecnológicos e da sua relação com o campo educacional. Fica o convite para mergulhar nas linhas e entrelinhas que alinhavam as reflexões desse livro.

No bojo das discussões referentes à interseção entre educação e tecnologias emergentes, situa-se esse livro. Mediante contribuições de autores nacionais e estrangeiros, essa coletânea abarca multifacetados elementos que compõem a área de Educação e Tecnologias. Acreditamos que os 13 capítulos que compõem a obra propiciarão ao leitor uma interessante e agradável reflexão, fomentando a compreensão mais aprofundada da relação entre Educação e Tecnologias. Entre contribuições mais teóricas ou mais experimentais, mais provocadoras ou mais propositivas, estamos certos de que o conjunto de textos da obra ajudará na redução das sombras que ainda persistem sobre alguns elementos da área.

Sumário:

  • Apontamentos sobre provocações, percepções e vivências em Educação e Tecnologias: uma breve apresentação
  • Parte 1 – Provocações sobre Educação e Tecnologias
  • Resistência e transgressão como alternativas para inovar em tempos de autoritarismo
  • Educação e Tecnologia: pró-vocações para o desenvolvimento de criticidade
  • Políticas educacionais para inserção de tecnologias na escola: entre o discurso da inclusão e os (des)mandos do desenvolvimento econômico
  • Da autonomia à tecnologia: Paulo Freire como base epistemológica à pesquisa sobre educação e tecnologias
  • Parte 2 – Percepções sobre a educação na cultura digital
  • Ecologias digitais de aprendizagem no desenvolvimento de cenários educativos sustentáveis
  • A percepção da eficácia coletiva nas práticas pedagógicas com as tecnologias digitais
  • Gamificação, acessibilidade e personalização para idosos
  • A realidade aumentada no ensino musical: alguns apontamentos
  • Inclusão digital e cibercultura: a importância do letramento digital na escola
  • Parte 3 – Experiências e vivências em educação e tecnologias
  • Formação aberta, flexível, híbrida e integrada: uma proposta sobre educação e tecnologias
  • Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino da Língua Espanhola: um relato de experiência
  • Saberes em mídia-educação no curso de pedagogia a distância: com, sobre e através das mídias
  • Tecnologias digitais no contexto da educação: novas perspectivas nos processos de ensinar e aprender

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Escritos sobre Educação e Tecnologias: entre provocações, percepções e vivências”