AVA
Oferta!

Luzes sobre as Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas: reflexões sobre professores, estratégias e aprendizagem

R$ 45,90

Orgs.:   Veloso, B.; Mill, D.; Santiago, G. (orgs.).

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

A coletânea “Luzes sobre Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas”, organizada por Braian Veloso, Daniel Mill e Glauber Santiago, traz contribuições e reflexões sobre o trabalho dos professores, as suas estratégias pedagógicas e o processo de aprendizagem no contexto da cultura digital.

Com o advento e a célere expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), muito se tem discutido a respeito da incorporação de recursos e possibilidades tecnológicas em âmbito educacional. Nesse sentido, é mister considerar que as inovações oriundas das TDIC não implicam, necessariamente, inovações pedagógicas. É importante e necessário, nesse cenário, que os professores, pesquisadores e demais profissionais da educação desenvolvam uma percepção crítica quanto ao uso significativo e efetivo dos recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem.

A partir de distintas perspectivas, a obra apresenta e discute propostas e experiências que envolvem o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem. São reflexões sobre inovações pedagógicas e tecnológicas na perspectiva dos professores, bem como sobre estratégias de ensino-aprendizagem com ferramentas digitais. Temos contribuições e discussões mais teórico-conceituais e outras mais voltadas ao compartilhamento de experiências, abrangendo o interesse de profissionais, pesquisadores e demais interessados na educação na cultura digital. Fica o convite à leitura!

ISBN: 978-65-86891-22-5

SUMÁRIO

  • Apontamentos sobre inovações pedagógicas e tecnológicas: a importância da ciência e do pensamento crítico em tempos de crise
  • Enunciados e ações de mediação docente: “leitura” do gênero propaganda na escola pública
  • Concepções de professores sobre tecnologia no ensino de língua portuguesa
  • Tecnologia na educação musical na Rede Municipal de Ensino de Franca-SP
  • A percepção de futuros docentes do ensino superior sobre produção e uso de tecnologias para a educação
  • Protocolos avaliativos de jogos educacionais: breves contribuições para professores
  • Educação a distância e estudo em serviço: oportunidades de construções coletivas
  • Formação continuada de professores da educação básica na educação a distância no Brasil: um breve panorama de estudos e pesquisas
  • Wikipédia: usos educacionais da plataforma
  • Análise de representações e estratégias de uso de apps na educação para estudantes de pedagogia
  • Objetos de aprendizagem e ensino de filosofia: uma experiência com a plataforma Currículo+
  • The game is not over: o uso da gamificação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
  • As aulas de robótica na educação básica: competências e habilidades empreendedoras das tecnologias digitais aplicadas à educação
  • Robótica pedagógica como estratégia para a aprendizagem: algumas aproximações segundo a literatura da área
  • Vivências em sala de aula: o uso de ferramentas digitais nas práticas de língua portuguesa

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Luzes sobre as Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas: reflexões sobre professores, estratégias e aprendizagem”