Seu carrinho está vazio no momento!
Múltiplos olhares sobre a Educação na Cultura Digital: reflexões, estratégias e proposições
R$ 75,00 R$ 57,90
Orgs.: Mill, D. e colaboradores
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
Como indica seu título, “Múltiplos olhares sobre a Educação na Cultura Digital”, esta coletânea, organizada por Daniel Mill e colaboradores, tem a honesta pretensão de desvelar particularidades educacionais no cenário de cultura digital. A obra é composta por textos especialmente selecionados, entre as discussões apresentadas por palestrantes-pesquisadores durante o CIET:EnPET|CIESUD:ESUD|2022 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância).
Este livro representa um honesto esforço coletivo para melhor compreensão das complexas relações entre Educação e Tecnologias, no desejo de fomentar novas reflexões, estratégias e proposições para quem pensa e faz a educação. Os textos aqui reunidos abordam o assunto a partir de multifacetadas perspectivas. São olhares que buscam dimensionar as implicações e transformações ocasionadas pelas tecnologias digitais sobre os processos de ensino-aprendizagem. A obra apresenta reflexões, estratégias e proposições sobre a cultura digital, trazendo discussões e contribuições no que tange ao processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, metodologias ativas, ferramentas e recursos tecnológicos e expõe desafios, práticas e experiências para a formação docente. Mediante colaboração de autores nacionais e internacionais, os 23 capítulos que compõem a obra trazem múltiplos olhares sobre as transformações que repercutem na educação contemporânea e aponta a complexa relação entre Educação e Tecnologias.
Em conjunto, acreditamos que essas reflexões permitem aprofundar ou clarear um pouco mais as especificidades que perpassam a complexa relação entre Educação e Tecnologias, à medida que apontam diferentes olhares sobre ideias, conceitos, pesquisas e discussões que podem auxiliar na compreensão mais crítica do contexto educacional atual. Enfim, queremos acreditar que este livro contenha contribuições basilares e merece a atenção do leitor. Convidamos o leitor a navegar nas linhas e entrelinhas desta obra.
ISBN: 000-00-00000-00-0
SUMÁRIO:
Reflexões, Estratégias e Proposições sobre Educação na Cultura Digital: apresentando o tema
Parte I: Sobre as Tecnologias Digitais como força motriz para melhoria do ensino-aprendizagem
- A importância das competências digitais no desenvolvimento de ecossistemas educativos sustentáveis
- Tecnologias digitais na rotina escolar e as diretrizes do estado: entre convergências e divergências
- Tecnologias digitais, prática pedagógica e interatividade na cultura digital
- As tecnologias digitais na educação básica: conhecendo produtos educacionais
- Letramento, educação e cultura digital: uma breve revisão bibliográfica
- A construção de conhecimento em contexto aberto por meio de redes sociais e metaversos na web 3.0
- A promoção da acessibilidade em materiais pedagógicos para pessoas com deficiência visual e surdocegueira
- Tecnologia assistiva e desenho universal: caminhos em busca da acessibilidade e inclusão educacional no século XXI
- Os desafios da escola para a promoção da inclusão digital: uma breve revisão de literatura
- Discutindo os desafios da internacionalização para o ensino e a aprendizagem na educação superior
Parte II: Sobre as Metodologias ativas e educação na cultura digital
- Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para promover a interdisciplinaridade em um curso de biomedicina
- Organização e estrutura da aprendizagem invertida para ampliar processos de interação e de interatividade no ensino
- Tecnologias inovadoras e sustentabilidade: um relato de experiência com tutor inteligente Mazk
- Criação e avaliação de software para apoio à metodologia ativa team based learning: Tbl Active
- Experiências exitosas no uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem em um curso superior em química
Parte III: Docência e prática pedagógica na cultura digital
- Culturas digitais e formação inicial docente: ambiências formativas na/em rede
- Formação de professores e tecnologias digitais de informação e comunicação: medições de capital científico na hierarquia social dos objetos
- Tecnologias digitais, educação ambiental e interdisciplinaridade no 2º ano do ensino fundamental: ensaiando estratégias em tempos de mudança
- O design instrucional de módulos de formação na universidade aberta de portugal
- Trabalho pedagógico-didático e tecnologia: qual mediação?
- Formas de audição, relações sociais e aprendizagem entre pares na cultura digital um olhar para práticas culturais de licenciandos em música
- A tecnologia e as interfaces no ensino do violão em ambientes digitais
- O desenvolvimento da criatividade na prática pedagógica
Avaliações
Não há avaliações ainda.