AVA
Oferta!

Múltiplos olhares sobre a Educação na Cultura Digital: reflexões, estratégias e proposições

R$ 57,90

Orgs.:  Mill, D. e colaboradores

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Como indica seu título, “Múltiplos olhares sobre a Educação na Cultura Digital”, esta coletânea, organizada por Daniel Mill e colaboradores, tem a honesta pretensão de desvelar particularidades educacionais no cenário de cultura digital. A obra é composta por textos especialmente selecionados, entre as discussões apresentadas por palestrantes-pesquisadores durante o CIET:EnPET|CIESUD:ESUD|2022 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância).

Este livro representa um honesto esforço coletivo para melhor compreensão das complexas relações entre Educação e Tecnologias, no desejo de fomentar novas reflexões, estratégias e proposições para quem pensa e faz a educação. Os textos aqui reunidos abordam o assunto a partir de multifacetadas perspectivas. São olhares que buscam dimensionar as implicações e transformações ocasionadas pelas tecnologias digitais sobre os processos de ensino-aprendizagem. A obra apresenta reflexões, estratégias e proposições sobre a cultura digital, trazendo discussões e contribuições no que tange ao processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, metodologias ativas, ferramentas e recursos tecnológicos e expõe desafios, práticas e experiências para a formação docente. Mediante colaboração de autores nacionais e internacionais, os 23 capítulos que compõem a obra trazem múltiplos olhares sobre as transformações que repercutem na educação contemporânea e aponta a complexa relação entre Educação e Tecnologias.

Em conjunto, acreditamos que essas reflexões permitem aprofundar ou clarear um pouco mais as especificidades que perpassam a complexa relação entre Educação e Tecnologias, à medida que apontam diferentes olhares sobre ideias, conceitos, pesquisas e discussões que podem auxiliar na compreensão mais crítica do contexto educacional atual. Enfim, queremos acreditar que este livro contenha contribuições basilares e merece a atenção do leitor. Convidamos o leitor a navegar nas linhas e entrelinhas desta obra.

ISBN: 000-00-00000-00-0

SUMÁRIO:

Reflexões, Estratégias e Proposições sobre Educação na Cultura Digital: apresentando o tema

Parte I: Sobre as Tecnologias Digitais como força motriz para melhoria do ensino-aprendizagem

  • A importância das competências digitais no desenvolvimento de ecossistemas educativos sustentáveis
  • Tecnologias digitais na rotina escolar e as diretrizes do estado: entre convergências e divergências
  • Tecnologias digitais, prática pedagógica e interatividade na cultura digital
  • As tecnologias digitais na educação básica: conhecendo produtos educacionais
  • Letramento, educação e cultura digital: uma breve revisão bibliográfica
  • A construção de conhecimento em contexto aberto por meio de redes sociais e metaversos na web 3.0
  • A promoção da acessibilidade em materiais pedagógicos para pessoas com deficiência visual e surdocegueira
  • Tecnologia assistiva e desenho universal: caminhos em busca da acessibilidade e inclusão educacional no século XXI
  • Os desafios da escola para a promoção da inclusão digital: uma breve revisão de literatura
  • Discutindo os desafios da internacionalização para o ensino e a aprendizagem na educação superior

Parte II: Sobre as Metodologias ativas e educação na cultura digital

  • Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para promover a interdisciplinaridade em um curso de biomedicina
  • Organização e estrutura da aprendizagem invertida para ampliar processos de interação e de interatividade no ensino
  • Tecnologias inovadoras e sustentabilidade: um relato de experiência com tutor inteligente Mazk
  • Criação e avaliação de software para apoio à metodologia ativa team based learning: Tbl Active
  • Experiências exitosas no uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem em um curso superior em química

Parte III: Docência e prática pedagógica na cultura digital

  • Culturas digitais e formação inicial docente: ambiências formativas na/em rede
  • Formação de professores e tecnologias digitais de informação e comunicação: medições de capital científico na hierarquia social dos objetos
  • Tecnologias digitais, educação ambiental e interdisciplinaridade no 2º ano do ensino fundamental: ensaiando estratégias em tempos de mudança
  • O design instrucional de módulos de formação na universidade aberta de portugal
  • Trabalho pedagógico-didático e tecnologia: qual mediação?
  • Formas de audição, relações sociais e aprendizagem entre pares na cultura digital um olhar para práticas culturais de licenciandos em música
  • A tecnologia e as interfaces no ensino do violão em ambientes digitais
  • O desenvolvimento da criatividade na prática pedagógica

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Múltiplos olhares sobre a Educação na Cultura Digital: reflexões, estratégias e proposições”