Seu carrinho está vazio no momento!
Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques (2ª edição)
R$ 47,00 R$ 36,90
Orgs.: Mill, D.; Ribeiro, L. R.; Oliveira, M. R. (orgs.).
Confira abaixo a descrição completa da obra.
Descrição
A tese do livro gira em torno do seguinte questionamento: quem é o docente da educação a distância? O trabalho docente na educação a distância (EaD) é extremamente fragmentado, e cada parte das atividades que compõem o trabalho docente virtual é atribuída a um trabalhador diferente, ou a um grupo deles. Apesar de haver variações nos tipos de equipes entre uma experiência de EaD e outra (e.g., equipes baseadas numa concepção aditiva, na qual cada integrante executa uma parcela específica do trabalho, ou integrada, na qual as atividades são desempenhadas por todos), sabe-se que o trabalho docente a distância se organiza de forma coletiva e cooperativa. A esse conjunto articulado de trabalhadores, necessário para a realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD, denominamos de polidocência. O conceito de polidocência traz consigo algumas implicações e também pode ser observado de perspectivas distintas. Por isso, cada capítulo do livro pretende explorar um aspecto dessa noção de polidocência, buscando desvelar suas especificidades.
SUMÁRIO:
Prefácio
- Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual
- Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância
- A docência virtual versus presencial sob a ótica dos professores
- A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância
- A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância
- A interação tutor-aluno na Educação a Distância
- Designer Instrucional: membro da polidocência na Educação a Distância
- Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância: sobre a demanda por ensino superior e a formação de professores na contemporaneidade
- A polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das inteligências múltiplas
- Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina na polidocência
- Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de Educação a Distância
Avaliações
Não há avaliações ainda.