AVA
Oferta!

Reflexões e Estratégias sobre Educação, Pandemia e Tecnologias Digitais

R$ 46,90

Orgs.:  Pimenta, A.; Veloso, B.; Mill, D.; Santiago, G.

Confira abaixo a descrição completa da obra.

Descrição

Esta coletânea, com o título “Reflexões e Estratégias sobre Educação, Pandemia e Tecnologias Digitais”, reúne resultados de estudos e reflexões dos estudantes da especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) ofertada no âmbito do Grupo Horizonte-UFSCar. São textos selecionados que abordam as complexas e importantes interseções estabelecidas na contemporaneidade entre, de um lado, o âmbito educacional e, de outro, os recursos tecnológicos mais recentes. Os capítulos que compõem a obra partem de reflexões, estratégias e proposições que também consideram as vivências da pandemia de Covid-19, mas que estão muito para além do cenário pandêmico. Fica o convite à leitura.

Apresentando as pesquisas e reflexões dos estudantes do EduTec, em parceria com professores do curso, os 15 capítulos que constituem a obra abordam os desafios, mas também e sobretudo as potencialidades das tecnologias digitais nos mais variados contextos educacionais. São reflexões, estratégias e proposições que abordam desde a educação básica até o ensino superior, passando por modalidades como a Educação a Distância (EaD) e discutindo, inclusive, os efeitos e legados do ensino remoto emergencial em meio à pandemia de Covid-19. Mais do que socializar as produções dos discentes do EduTec, o livro traz contribuições importantes para todos aqueles que fazem e pensam propostas educacionais na contemporaneidade. Certamente, o leitor irá encontrar, nestas páginas, ricas discussões que se somam aos debates mais recentes na educação.

ISBN: 000-00-00000-00-0

SUMÁRIO:

Apontamentos sobre educação e tecnologias para além da pandemia: introdução à obra

Primeira Parte. Educação em tempos pandêmicos: experiências durante e para além do ensino remoto emergencial

  • Professores do projeto de apoio à tecnologia e inovação da rede estadual de ensino de São Paulo: experiências a partir da docência à tutoria
  • A percepção docente quanto à formação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da pandemia da Covid-19
  • Contratempo pandêmico e a participação dos alunos no ensino remoto: a percepção docente acerca da temática
  • Formação de professores da área de Ciências Biológicas no Ensino Superior e atuação no ensino remoto emergencial
  • Avaliação de uma unidade curricular no ensino remoto emergencial (ERE): o olhar discente do curso de Pedagogia
  • Sequência didática sobre vacinas e fake news como instrumento para educação midiática no ensino de Ciências

Segunda Parte. Educação para e pelas tecnologias: práticas, vivências e problematizações

  • A transformação digital e os caminhos para a educação
  • Brinquedos de cinema: dispositivos e educação
  • Um mapeamento do uso de softwares em dissertações do PROFMAT
  • Metodologias ativas e estratégias educacionais para o ensino-aprendizagem da Geografia

Terceira Parte. Educação a distância e híbrida: experiências e reflexões críticas em meio à cultura digital

  • Institucionalização da educação a distância como elemento essencial para a sustentação da modalidade em instituições privadas
  • O princípio de acumulação do capital e a regulamentação da educação a distância no Brasil: uma análise a partir do materialismo histórico
  • Análise e reflexões sobre o uso de recursos de tecnologia assistiva na educação: experiências em um curso de especialização a distância
  • Avaliar para as aprendizagens em contextos digitais: potencialidades e desafios da educação híbrida no âmbito de cursos de graduação de Engenharia

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Reflexões e Estratégias sobre Educação, Pandemia e Tecnologias Digitais”