Your cart is currently empty!
A relação de membros que participam do Grupo Horizonte é a seguinte:
Achilles Alves de Oliveira
Colaborador
Doutorando em Educação (UnB). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Especialista em Educação e Tecnologias (UFSCar), Educação e Tecnologias Digitais (UFRB) e Psicomotricidade (IEPSE-DF). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem na cultura digital; docência, mediação e prática pedagógica; formação de professores para/pelas tecnologias digitais; educação híbrida; EaD, dentre outras.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2166879227141655
E-mail: achillesalves@gmail.com
Adelaine Valéria Gomes Lima
Colaboradora
Pedagoga, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, na UFT -TO, docente efetiva no Curso de Licenciatura Letras: Libras, na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, atuando nas disciplinas pedagógicas e básicas do curso. As áreas de interesse: Educação Bilíngue para Surdos, Formação de Professores para a Educação de Surdos, Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Didática e Educação de Surdos e Atendimento Educacional Especializado com ênfase no aluno Surdo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Alice Melo Ribeiro
Colaboradora
Professora Univ de Brasilia. Doutora em Biologia. Atuo na Educ a distancia e Ed Cientifica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Ana Paula Ferreira Sebastião
Colaboradora
Mestra em educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especialização em Design Instrucional para EaD pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Especialização em Gerenciamento Estratégico da Informação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados por essa mesma instituição. Atualmente trabalha como Assistente Administrativo do Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação (CEAD) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuou como instrutora de Curso de Capacitação para uso do Moodle para a mesma universidade e como professora de informática no PRONATEC e na Prefeitura Municipal de Uberaba, como tutora presencial de curso de especialização pela UFU e a distância em curso de graduação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e pela Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Ana Paula Rodrigues
Colaboradora
É licenciada em Pedagogia (2006), mestre em Educação – área de concentração em Fundamentos da Educação (2009) e especialista em Educação e Tecnologias (2020) pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como professora de inglês, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, e como tutora virtual do curso de Pedagogia na UAB-UFSCar. Atualmente é Pedagoga da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, na Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, educação a distância, tutoria, práticas pedagógicas apoiadas em TDIC, ensino híbrido, educação de jovens e adultos. Desde 2013 integra o Grupo Horizonte – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens. Capítulos de livros: -SILVA, A. P. R. Apontamentos sobre o sistema de tutoria e os modelos de feedback. In: MILL, D.; SANTIAGO, G. (Org.). Luzes sobre a Docência na Educação a Distância: uma visão propositiva. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021, p. 93-108. -ZANOTTO, M. A. C.; SILVA, A. P. R. Planejamento pessoal de estudos (verbete). In: MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 504-506.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
André Correa
Pesquisador
É licenciado em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na performance musical atua como clarinetista. Foi Primeiro Clarinete e clarinetista solo da Orquestra Experimental da UFSCar entre 2006 e 2014 e membro do Quarteto de Clarinetas Sopra-4 entre 2009 e 2014. Solista do Regional de Samba e Choro Na Pindaíba em São Carlos-SP. É mestre em Educação pela Linha de Pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem e doutor em Educação pela linha Estado, Política e Formação Humana do PPGE-UFSCar. Já atuou na área de Educação Musical como tutor virtual no curso de Licenciatura em Educação Musical UAB-UFSCar, como supervisor de tutoria virtual e ministrou também disciplinas como professor. Desde 2014 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Carlos. Principais interesses de pesquisa são: Sociologia da Ciência e Formação de Professores e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
José António Marques Moreira
Pesquisador
Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Associado no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Braian Garrito Veloso
Colaborador
Professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFSCar). Especialista em Educação a Distância (EaD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Atualmente, suas pesquisas voltam-se à interseção entre educação e tecnologias e ao trabalho na contemporaneidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Camila Dias de Oliveira Sestito
Colaboradora
Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos) e pesquisadora do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). É tecnóloga em Informática para Negócios, graduada pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec-2012) e, atualmente, cursa o doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na Universidade de São Paulo (USP, campus São Carlos). Tem interesse pelas áreas de Engenharia de Software e Interação Homem-Máquina, com foco em acessibilidade e informática na educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Clarissa Galvão Bengtson
Pesquisadora
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Atualmente, é responsável pela equipe de acessibilidade na Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, que produz materiais didáticos acessíveis para deficientes visuais e auditivos. Além disso, atua como formadora e técnica AVA no curso de extensão a distância denominado Formação Continuada em Conselhos Escolares oferecido pela UFSCar em parceria com o MEC e desenvolve trabalhos com editoração impressa/digital e design de capas para livros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e formação complementar em inglês, francês e espanhol.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Claudinei Zagui Pareschi
Pesquisador
Mestre em Educação pela UNIMEP. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luís. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera – Uniderp. Especialista em Educação a Distância pela UNIP. Especialista em Filosofia pela UNESP de Marília. Graduado em Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro. Graduado em Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente sou diretor de Escola na Secretaria Municipal de Educação de Limeira.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Cleder Tadeu Antão da Silva
Colaborador
Graduado em Pedagogia pela UEMG e mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Foi professor da Escola de Design da UEMG entre 2016 e 2017 e atuou como professor e pesquisador da Faculdade de Educação em Belo Horizonte na mesma universidade, entre 2005 e 2015. Desde 2014 é pedagogo da área de Educação a Distância do IFMG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Cristian Kawakami
Colaborador
Analista desenvolvedor web, tem 12 anos de experiências como analista de sistema da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar).Possui conhecimento em PHP, Yii, PostgreSQL, Docker, MySQL, Moodle, Git e Linux.Também trabalha com administração de sistemas LimeSurvey, OJS, DSPACE, Mantis bugtracker, Google Apps, Google Analytics e Office 365/Azure.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Daniel Mill
Pesquisador
Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como docente, gestor e pesquisador. Doutor em Educação (UFMG), com pós-doutorados na Universidade Aberta e na Universidade de Coimbra (Portugal). É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e atuou no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens), com particular interesse pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Gestão, Tecnologias, Linguagens, Cognição, Aprendizagem e Educação a Distância.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Daniela Dotto Machado
Pesquisadora
Daniela Dotto Machado possui Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestrado em Música – Programa de Pós-Graduação em Música/Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Desde setembro de 2008 é professora efetiva na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de Educação Musical, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino. É responsável pelas disciplinas de Estágio, Didática, Metodologia do Ensino de Educação Artística e Metodologia do Ensino da Música. Na atualidade, coordena os estágios dos cursos de Licenciatura na área de música presencial na UFSCar. Coordena, orienta e desenvolve trabalhos práticos e teóricos nos seguintes temas: processos de ensino musical formal e informal, formação inicial e continuada de professores de música presencial e a distância, desenvolvimento profissional docente, didática geral e da música e currículo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Daniela Melaré Vieira Barros
Colaboradora
Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Educação, 16 anos em docência no ensino superior.Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Portugal, do Departamento de Educação e Ensino a Distância– vice coordenadora da Licenciatura em Educação e membro do C. Pedagógico da Universidade.Áreas de InvestigaçãoEstilos de Aprendizagem e Educação a DistânciaFormação de professores e uso das tecnologias.Metodologia, Didática, Ensino e Aprendizagem Online.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Dayse Liz das Graças Conceição
Colaboradora
Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Fumec. É bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Professora e Coordenadora dos cursos superiores de tecnologia em Marketing, Processos Gerenciais e Gestão Comercial do Centro Universitário Unilavras.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Delano Medeiros Beder
Pesquisador
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. É um dos coordenadores do Laboratório de Objetos de aprendizagem (LOA) da UFSCar. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática na Educação, tendo interesse pelas áreas de design de jogos educacionais e recursos ducacionais abertos interativos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Erika Giacometti Rocha Berribili
Pesquisadora
Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2020). Possui estágio doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-2019). Também possui mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar (2015). É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-2002).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Fabiana de Freitas Batista
Colaboradora
Mestra em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos. Tenho experiências na educação a distância como aluna e tutora. Tenho graduação em Direito e Letras. Trabalho na Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tenho interesse nas seguintes áreas: a) uso das tecnologias digitais; b) processo de ensino-aprendizagem; c)educação inclusiva e d) relações étnico-raciais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Fernanda Araujo Coutinho Campos
Colaboradora
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em educação pela UFMG (2011), pós graduada em educação a distância pelo SENAC Minas (2009), graduada em Historia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Interesse principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, tecnologias e educação, convergência na educação, educação a distância e formação de professores. Experiência em design educacional, docência online, coordenação e consultoria educacional. Também é empreendedora, produtora de conteúdos e desenvolvedora de projetos colaboradores em rede.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Fernandina Fernandes de Lima Medeiros
Pesquisadora
Formada em Ciências Econômicas, Mestre em Economia, Especialista em Gestão Pública, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Graduação com término em julho de 2021 de Formação Pedagógica em Matemática. Atualmente é Professor II E na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto (FATEC), e no Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca. Tem experiência na área de Economia com ênfase em métodos quantitativos, educação a distância, finanças e matemática. Atua no Ensino a Distância desde 2009, como professora autora e tutora.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Flavia Tavares de Paiva
Colaboradora
Flávia Tavares é Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Atualmente está cursando Engenharia da Computação pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e Especialização em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal de São Carlos (EduTec/UFSCar). Atua na área de projetos, processos e controle de atividades em diversas áreas. Tem interesse pelas temáticas: Gestão, Educação a Distância e Tecnologias.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Giovanna Maria Abrantes Carvas
Colaboradora
Mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade, pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduada em Pedagogia pela mesma Instituição. Servidora Pública Federal, Pedagoga e Coordenadora Pedagógica do Ensino Básico (CPEB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho). É membro da Comissão Multidisciplinar do Campus Muzambinho e membro da Comissão Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Glauber L. Alves Santiago
Pesquisador
Bacharel em Direito (Fadisc) e mestre e doutor em Engenharia de Produção (UFSCar). Desde 1998, é professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar nas áreas de música e tecnologia e criação musical. Ainda atua como arranjador, compositor e produtor musical. Como pesquisador tem trabalhado com temas voltados para a educação musical, tecnologias e EaD. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Gláucia Maria dos Santos Jorge
Pesquisadora
Graduada em Letras pela UFMG (1994), mestre em Educação pela UFMG (1999) e doutora em Educação pela UFMG (2009). Professora Associada do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP; professora colaboradora do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFMG; atua em ensino e pesquisa de linguagens, letramentos e tecnologias. É pesquisadora do Grupo Horizonte, da UFSCar. E-mail: glauciajorge@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Haroldo Luiz Bertoldo
Pesquisador
Graduação em Filosofia (UFMG), mestrado em Tecnologia (CEFETMG) e doutorado em Filosofia (Universidad de Salamanca). Professor da UFOP. Experiência acadêmica e profissional em Filosofia e Ensino de Ciências: filosofia da ciência e da tecnologia, tecnologia e educação, comunicação e design. Coordenou o núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG), a especialização e a criação do Laboratório de Mídias (Fapemig). Trabalhou como designer de interface (quiosques, portais e multimídia).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Ian Rittmeister Mazzeu
Pesquisador
Mestre em Imagem e Som (2012) pela UFSCar, onde desenvolveu pesquisa sobre linguagem audiovisual e EaD. Começou a trabalhar com educação e tecnologias ministrando oficinas para professores do ensino médio em projeto desenvolvido pela Unesp de Rio Claro-SP (2006). Atua como tutor virtual em disciplinas relacionadas à EaD e a tecnologias musicais desde 2008. É diretor de vídeos da SEaD-UFSCar e atua como professor de ensino superior na rede privada, ministrando disciplinas relacionadas a vídeo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Inajara de Salles Viana Neves
Pesquisadora
Graduada (1997) em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG), com especialização (1998) em Pedagogia Empresarial pelo CEPEMG, mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (Unimarco-SP) e doutora (2011) em Educação pela FaE-UFMG (Linha de Pesquisa – Política, Trabalho e Formação Humana). Realizou estágio pós-doutoral (2015) pela Universidade Aberta de Portugal (UAb) – Bolsista Capes. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-PUC Minas) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis-UFMG). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu do PPGEDMAT/UFOP – Mestrado em Educação Matemática, na Linha de Pesquisa Formação de Professores que ensinam Matemática – e colaboradora externa do Programa de Pós-Graduação stricto sensu PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação (FaE/UFMG).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Isamara Alves Carvalho
Pesquisadora
Doutorou-se em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) com a tese “Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a distância na UFSCar”. Em 2004 apresentou sua dissertação de mestrado em Educação, intitulada “Saberes docentes dos instrumentistas professores: diálogo entre ensinar e avaliar num curso de performance em instrumento musical”. Concluiu o Bacharelado em Música – Flauta Doce – em 1996 pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Desde 2009 é professora efetiva do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando nos cursos de Licenciatura em Música (presencial) e Licenciatura em Educação Musical (modalidade de Educação a Distância) nas áreas de Prática e Ensino em Educação Musical, Rítmica e Flauta Doce. Na área de EaD exerceu atividades como tutora virtual do curso de Educação Musical da UAB-UFSCar, como formadora no Programa Descubra a Orquestra (Osesp) e no Projeto Guri, além de ter sido coordenadora no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2015 da Licenciatura em Educação Musical da UFSCar. Coordenou em 2020 a atividade de extensão Tocar Junto Virtual – Flauta Doce, com prática de repertório para flauta doce em conjunto realizada totalmente a distância. Atualmente é vice-coordenadora do curso presencial de Licenciatura em Música, orienta a elaboração de trabalhos de conclusão de curso de graduação e iniciação científica nas áreas de educação musical, ensino de instrumento e uso de recursos tecnológicos musicais, mantém grupos de estudo do repertório de trios e quartetos para flauta doce.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
João Eduardo Justi
Pesquisador
Graduação em Jornalismo, pela Unesp; MBA em Marketing, pela FGV; mestrado em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Unesp; e doutorado na Linha de Linguagens, Comunicação e Ciência, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da UFSCar. Atuação profissional com audiovisual, divulgação científica e assessoria de comunicação. Docente em cursos de nível técnico e superior. Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, gestão 2017-2020.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Job Antonio Garcia Ribeiro
Pesquisador
Licenciado em Ciências Biológicas. Mestrado e doutorado em Educação para a Ciência. Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama-MG. Áreas: Ensino de Ciências e Biologia; História da Ciência; Espaços não Formais de Educação; Metodologias de Ensino; Aprendizagem Cooperativa; Meio Ambiente; Educação Ambiental e TDICs. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPS) e colaborador do Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Educação Ambiental (NEduC).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Joice Lee Otsuka
Pesquisadora
Graduada em Ciência da Computação pela UFU, mestra em Ciência da Computação pela UFRGS e doutora em Ciência da Computação pela Unicamp. É professora associada do Departamento de Computação da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA). É membro do Grupo Horizonte, de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar, nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano Computador.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
José Alessandro Gonçalves da Silva
Colaborador
É Bacharel em Música Hab em Clarineta pela UFPB e Mestre em Música pela UFG. Atualmente é docente efetivo do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, clarineta, sax, flauta transversal, orquestra, música, educação musical, ensino coletivo de sopros e EaD. Desde 2018 realiza tutoria em disciplinas e TCCs no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da UFSCar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Kalina Ligia de Almeida Borba
Colaboradora
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Mestre em Educação (UnB), especialista em Educação e Tecnologias (UFSCar), em Mídias na Educação (UnB), em Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas – Arteduca (UnB). Graduação em Letras, Pedagogia e Comunicação. Atua na Formação Continuada de Professores e em docência virtual (tutoria a distância). Interesse em: Educação a Distância, Mídias, Tecnologia Educacional, Audiovisual, Arte-educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Luciana A. Mani Adami
Colaboradora
É mestra em Análise da Usabilidade do Material Didático como Instrumento de Aprendizagem no Ensino Superior EaD, pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, no qual o estudo foi direcionado à linha de pesquisa em Política e Gestão Educacional (UNESP). Possui especialização em Design Instrucional (2010) pela Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI) e em Psicopedagogia para o PEA (2006) pelo Claretiano – Centro Universitário; é licenciada em Pedagogia pelo Claretiano – Centro universitário e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Franca (2000). Atua profissionalmente como Designer Educacional dos cursos de Ensino Superior, na modalidade EaD, também é coordenadora e tutoria do curso de Especialização em Desenvolvimento de Material Didático e autora de materiais didáticos ofertados nos cursos de Administração, Recursos Humanos e Desenvolvimento de Material Didático do Claretiano – Centro Universitário de Batatais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Luciane Penteado Chaquime
Pesquisadora
Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Ifsp). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Como pesquisadora, interessa-se pelas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores e Trabalho Docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Mara Silvia Pasian
Pesquisadora
Professora e supervisora da Educação a Distância do curso EduTec-SEaD-UFSCar. Possui pós-doutorado em Psicologia na Universidade de Quebec, Canadá, e pós-doutorado em Educação Especial (UFSCar). Doutora em Psicologia pela USP. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação Especial pela UFSCar. Atua em pesquisas na Educação Especial e em áreas do desenvolvimento, comportamento e aprendizagem, maus-tratos infantis e orientação familiar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Marcello Ferreira
Pesquisador
Graduado em Física (UnB), mestre em Ensino de Física (UnB), doutor em Educação em Ciências (UFRGS) e pós-doutor em Educação (UFSCar). Professor no Instituto de Física e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UnB.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Marcos Sérgio Carvalho Rebouças
Colaborador
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN), Engenheiro de Produção (UFERSA), licenciando em Matemática (UFERSA), especializando em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFES). Participou de programas como PIBID, PIBIC e Residência Universitária.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Maria Angélica do Carmo Zanotto
Colaboradora
Engenheira Florestal (Esalq/USP), pedagoga, mestre em Educação e doutora em Educação Especial, pela UFSCar. Professora substituta no Departamento de Psicologia da UFSCar (97/98 e 2002/2004). Pós-doutoranda no DEMa/UFSCar (2020/2021). Pedagoga na UFSCar desde 2008, atua na Secretaria Geral de Educação a Distância, com foco em: planejamento pedagógico em EaD, ensino híbrido, TDIC na educação superior, metodologias ativas, teorias da aprendizagem. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Horizonte, NIT e I-Context.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Maria Iolanda Monteiro
Pesquisadora
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da Educação Básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Associada II da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar-São Carlos, desde 2018. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Mariana Neves Corrêa
Colaboradora
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Especialização em Educação e Tecnologias com habilitação em Produção e Uso de Tecnologias para Educação. Atualmente professora efetiva da rede municipal de São José dos Campos – SP. Áreas de interesse: tecnologias para a educação, jogos educacionais, avaliação e currículo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Nara Maria Pimentel
Pesquisadora
Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação, doutorado em Engenharia de Produção. Atuou como professora na educação infantil, nos ensinos fundamental, médio e superior. Na Capes, foi Coordenadora Geral de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância-DED/Capes (04/2010). Foi Coordenadora Geral e Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília (UAB-UnB) e Diretora de Ensino de Graduação a Distância também na UnB. Foi Coordenadora Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico na Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC). Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia (FE-UnB) na área de Políticas Públicas de Educação e Organização da Educação Brasileira, com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Chefe de Departamento da Faculdade de Educação da UnB.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Ortenio Oliveira
Colaborador
Possui graduação em Administração pela Autarquia Municipal de Ensino (1995), especialização em Comércio Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), curso-técnico-profissionalizante pelo Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza (1986) e curso-técnico-profissionalizante pela Escola Profissional Dom Bosco (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Oscar Antonio Holguín Villamil
Pesquisador
Profesional con nivel doctoral y perfil internacional latinoamericano oriendo de Colombia.El interés investigativo y científico se relaciona con los campos de educación en todos los niveles y formas. La Educación y el Desarrollo Humano, los procesos didácticos de las tecnologías de información y comunicación; las relaciones entre economía y educación a través de procesos de análisis en minería de datos. Los enfoques de producción de conocimiento han sido abordados tanto en perspectiva interpretativa y deductiva, como en perspectiva analítica e inductiva y se ha desarrollado el proceso docente de asesoría metodológica y técnica a entidades gubernamentales y a investigadores en formación inicial y continuada efectuada a través de procesos de investigación experimental descriptivos, inferenciales y multivariantes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Patrícia Mirella de Paulo Falcão
Pesquisadora
Doutora e mestre em CTS (UFSCar). Professora de tecnologias no ensino fundamental e médio, com ênfase na construção do conhecimento artístico e criativo. Docente dos componentes Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas e Linguagens, Ciência e Tecnologias do curso de pós-graduação a distância em Educação e Tecnologias (EduTec-UFSCar). Graduada em Matemática, especialista em Comércio Eletrônico (PUC-MG) e em Informática Aplicada à Educação (UFLA). Integrante do Grupo Horizonte.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Paulo Roberto Montanaro
Pesquisador
Bacharel e mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela mesma universidade, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Raymundo Reyes. É servidor técnico-administrativo, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (Cite) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar, atuando como supervisor de equipe de produção audiovisual. Sua pesquisa atual tem como foco principal a questão da convergência midiática e da narrativa transmídia nos processos de mediação dentro do contexto da educação a distância.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Priscila Cristina Fiocco Bianchi
Colaboradora
Pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, mestre em Educação (UFSCar) e técnica em Assuntos Educacionais, da UFSCar. Atua no apoio pedagógico aos procedimentos avaliativos e autoavaliativos dos diferentes participantes no processo de ensino e aprendizagem e no apoio aos cursos e disciplinas presenciais que utilizam o Moodle em sua oferta. Interessa-se por temáticas relacionadas à EaD, avaliação da aprendizagem e ensino, aprendizagem pela EaD e ao ensino híbrido.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Priscila Menarin Cesário
Colaboradora
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Formação de professores e outras tecnologias. Mestre em Educação também pela UFSCar e na linha de pesquisa Formação de professores. Membro dos grupos de pesquisa “Estudos sobre a Docência: teorias e práticas”, “Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: programa híbrido de mentoria” e do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Pedagoga graduada pela UFSCar. Especialista em Educação Infantil pela UFSCar, especialista em Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (Ceuclar) e especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora na área de Desenvolvimento profissional docente, Formação de professores, Aprendizagem da docência, Programas de Mentoria e Tecnologias na Educação. Trabalha como docente na Educação Infantil e no Ensino Superior.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Raíssa de Oste
Colaboradora
Meu nome é Raíssa de Oste, tenho 27 anos, sou formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, tenho Especialização em Educação e Tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação, Aperfeiçoamento em Conselhos Escolares e Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Atualmente estou cursando uma Pós-Graduação em nível de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios e uma Graduação em Empreendedorismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Rogério Adas Pereira Vitalli
Colaborador
Diretor Executivo de Tecnologia do Instituto Avançado de Robótica (IAR). Graduado em Engenharia Mecatrônica com mestrado em Robótica Industrial e Especialização em Educação Tecnológica. Com mais de 14 anos de experiência, trabalhou em empresas multinacionais, implementou projetos de automação, robótica e Indústria 4.0 nas principais montadoras no Brasil e no Exterior. Idealizador da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Engenharia Robótica, patenteada no INPI. Atualmente realiza doutorado em mecatrônica e é juiz de inovação dos torneios da FLL.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Rosana Aparecida Silva de Oliveira
Colaboradora
Possui Pós em Planejamento, Implementação e Gestão Da Educação A Distância pela UFF, Pós em Mídias na Educação pela UFCAR e Pós em Educação Especial e Inclusiva pela UniDOCTUM. Formada em Pedagogia pela Faculdade FACINTER, Licenciatura em Matemática pela UNINTER e em Analise de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC). Atuou como professora de Informática no SESI, em escolas públicas municipais de Assis, em escolas públicas municipais de Palmital. Atualmente é professora de Robótica no Centro Nacional Integrado de Cursos (CENAIC) de Assis, também ministra aulas de matemática e aulas no EJA nas respectivas escolas Escola Estadual Vila do Lago e Escola Municipal “José Ozório de Oliveira” ambas localizadas em Tarumã.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Rosemary de Fátima Andrade
Colaboradora
Analista de TI – Centro de Educação a Distância | Universidade Federal do Triângulo Mineiro Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba (2008). Mestranda no Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Suporte e treinamento nas tecnologias digitais de apoio ao ensino e aprendizagem, gerenciamento do ambiente virtual Moodle, produção de cursos autoinstrucionais, produção de materiais didáticos para o uso das TICs, elaboração de materiais para aprendizagem das funcionalidades do AVA. Experiência em educação a distância, ambientes virtuais e tecnologias digitais na educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Rosilene Aparecida Oliveira Costa
Colaboradora
Mestre em Educação pela PUC/SP, Especialista em educação e Tecnologia pela UFSCAR. Pedagoga e Licenciada no ensino de Artes. Desenvolve pesquisa e produção técnicas institucionais para formação docente com os temas: Planejamento, Mediação e Avaliação, Metodologias Ativas de Aprendizagem e temáticas sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e educação profissional. Atualmente tem como interesse o aprofundamento na pesquisa sobre o ensino e aprendizagem no ensino híbrido e a formação docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Rosimari Aparecida Viveiro Ruy
Colaboradora
Doutoranda em Educação Escolar pela FCLAr/UNESP, Mestra em Educação (Educação Ambiental) pelo IB/UNESP/Rio Claro, Especialista em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP, Licenciada em Ciências Exatas (Ciências e Matemática) pela USP, Pedagoga pela Universidade Nove de Julho e Técnica em Administração pelo Centro Paula Souza. Dedica-se a temas relacionados à educação ambiental, ao ensino de ciências, à educação escolar, ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação e à formação docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Sara Dias-Trindade
Pesquisadora
Doutora em História-Didática, com pós-doutorado em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. Colabora com vários centros de pesquisa de universidades brasileiras. Suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Sergio Daniel Ferreira
Colaborador
Doutorando em Educação (UFSCar), mestre em Educação (UFSCar), e graduação – Licenciatura e Bacharelado – em Ciências Biológicas (Unesp). Atualmente é diretor do Instituto CLQ em Piracicaba-SP, onde atua no planejamento, na construção e implantação de currículos e formação continuada de professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Valéria Sperduti Lima
Pesquisadora
Graduada em Ciências Biológicas na UFSCar, mestre em Multimeios na Unicamp e doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2002). Dentre 2006 e 2011 foi docente na UFSCar e coordenadora de desenvolvimento de profissionais em EaD. De 2011 até o momento é docente na Unifesp e atua no curso de graduação em Tecnologia em Design Educacional. Foi coordenadora de Desenvolvimento Docente da ProGrad-Unifesp e atualmente é coordenadora geral da UAB-Unifesp.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Vanessa Cristine Silva
Colaboradora
Atualmente sou Analista de Sistemas no Centro de Educação a distância ( CEAD) e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM . Como analista, desenvolvo soluções tecnológicas para ambientes AVA. Mestre Profissional em Ciências da computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e licenciada em computação. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância e tecnologias na educação. Atuo, principalmente, nos seguintes temas: integração do ambiente virtual Moodle com sistemas acadêmicos , produção e avaliação de objetos de aprendizagem digitais, elaboração de materiais para formação em funcionalidades de ambientes AVA. Tutora da Especialização Pedagogia Universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Certificada Google Educadora Nível 1 , Nível 2 e Google Trainer
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com
Victor Schlude Ribeiro
Colaborador
Victor Schlude é doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) É professor de inglês e português licenciado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística Aplicada (Unicamp). Tem como foco de pesquisa as relações entre linguagens, educação e inovação pedagógica, especialmente com ênfase nos estudos dos letramentos e práticas de subjetivação. Tem como interesses centrais inovação pedagógica, educação contemporânea, teorias (educacionais) críticas e concepção socioideológica da linguagem do Círculo de Bakhtin.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
E-mail: @gmail.com