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Apresentação
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar) busca os fundamentos técnico-científicos da educação, com base na melhoria do ensino-aprendizagem pela inovação tecnológica e de linguagens. A especificidade da relação entre as áreas da Educação e das Tecnologias e entre estas com as áreas das Linguagens e Comunicação confere características peculiares aos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis e âmbitos educacionais. Assim, o Grupo Horizonte pretende fornecer elementos para a melhor compreensão das influências ou participação das tecnologias (antigas ou emergentes) nos processos educacionais e comunicacionais.
Considerando a latente necessidade de reflexões sobre a formação científica, pedagógica e tecnológica, analisando aspectos socioculturais e diferentes contextos de construção do conhecimento, o Grupo Horizonte deseja tornar-se referência nacional (e internacional) na produção e difusão de conhecimentos e no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias educacionais pelo uso de linguagens diversificadas.
O Grupo Horizonte foi criado em 2007, sob denominação de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (representado originalmente pela sigla GEPEaD). Em 2012, passou por reformulação e, a partir de discussões sobre seu foco de discussão e suas linhas de pesquisa, teve seu nome alterado para Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (ou, resumidamente, Grupo Horizonte).
Desde a sua criação, o Grupo Horizonte vem realizando ações de produção, difusão e socialização de conhecimentos científicos, por meio da execução de pesquisas, organização de eventos (congressos, simpósios, workshops e ciclos de palestras) e formações pedagógico-científicas envolvendo a relação entre Educação, Tecnologias e Linguagens. Dentre as ações do Grupo Horizonte da UFSCar, destacam-se o congresso internacional CIET (antes SIED:EnPED), o curso de formação flexível (EduTec) e em serviço (Mídias na Educação), as publicações científicas (Dicionário Crítico EduTec+EaD, livros diversos, artigos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, trabalhos em congressos da área e outros), além de encontros para prática de pesquisa, formação e outras ações acadêmico-científicas.
Atualmente, as ações do Grupo Horizonte estão sob a coordenação dos professores-pesquisadores (Líderes do Grupo Horizonte junto ao Diretório CNPq): Daniel Mill e Glauber Santiago
Identidade
Proposta do nome
Em 2007, o Grupo Horizonte foi criado com interesse em estudos e pesquisas sobre a modalidade de Educação a Distância (EaD). Posteriormente, sua missão foi reformulada, e o foco expandiu para as interseções e desdobramentos de três campos de estudo: a Educação, as Tecnologias e as Linguagens. Dessa forma, o Grupo Horizonte sempre manteve a EaD como um grande braço ou linha investigativa, mas seu propósito se tornou mais amplo e ambicioso. Aos poucos, os interesses investigativos abrangeram, inclusive, aspectos do ensino-aprendizagem e da educação presencial básica e/ou superior, abarcaram novos elementos comunicacionais e de interação entre os sujeitos envolvidos no processo educacional e também envolveram diferentes tipos de meios técnicos de suporte e mediação das relações de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, o compromisso do Grupo Horizonte se estabeleceu na busca por melhor entendimento entre as áreas de Educação, Tecnologias e Linguagens, no anseio por estratégias mais adequadas ao ensino-aprendizagem típico da cultura digital. Numa perspectiva de curiosidade, desvelamento crítico e proposição de soluções alternativas para dificuldades (novas e antigas) típicas da formação humana, os pesquisadores do grupo vêm buscando novas ideias, novas possibilidades, novos rumos… novos horizontes investigativos para a Educação no contexto da Sociedade Grafocêntrica Digital.
A proposta do nome do Grupo nasce da ideia de utopia ou desejo por novos conhecimentos científicos para a Educação, da ideia de se posicionar em determinado lugar para olhar o horizonte e contemplar o que há até o ponto que as vistas alcançam. Um horizonte sempre desejado e utópico. Como escreveu Eduardo Galeano, a utopia está lá no horizonte… ou melhor, a utopia está aqui no Horizonte, para não nos deixar esquecer de caminhar.
Proposta do logo
Recentemente, o Grupo Horizonte alterou sua logomarca. Por mais de dez anos, o grupo utilizou uma imagem que fazia alusão aos raios do nascer do sol no horizonte, com elementos relacionados à esfera, ao ovo, ao olho, a trilhos de trem de ferro, ao equilíbrio entre áreas, à dinâmica dialógica e à contradição. Considerando a missão e o propósito do Grupo Horizonte de buscar os fundamentos técnico-científicos da educação com base na melhoria do ensino-aprendizagem pela inovação tecnológica e de linguagens, esses elementos do antigo logotipo somavam-se para representar o compromisso do Grupo com a inovação e com a busca pelo novo, pela melhoria, rumo a novos horizontes e possibilidades de cada amanhecer, ao rompimento de fronteiras entre áreas, indicando trilhos para novas condições civilizacionais, ao respeito e retorno às origens, à semente embrionária como renascimento, à emergência do novo, do conhecimento científico, para todos e por todos.
Com a nova versão do logotipo do Grupo Horizonte, todas essas ideias implícitas na antiga versão permanecem latentes e essenciais. O esforço feito no redesenho da logomarca buscou mais uma modernização das formas do que uma mudança brusca no compromisso e missão do Grupo e suas ações investigativas e formativas. Agora, temos uma logomarca mais simples e com detalhes delicados, que podem ser percebidos se observados com atenção e apreciação.
Além das letras G e H (iniciais de Grupo Horizonte) construídas pelas curvas e esfera, tem-se a representação da visão (aludindo aos sentidos humanos como fonte e meio de ampliação do conhecimento); do sol ou brilho (capturado numa lanterna, lâmpada ou num farol, como sinal de indicação de rumos e caminhos); da esfera/círculo (como distribuição de pontos multidirecionais equidistantes do mesmo centro, demonstrando simetria, leveza e equilíbrio, indicando diferentes direções e/ou diversas possibilidades, caminhos e rumos – além de representar o conhecimento científico por meio da noção de planeta terra, redonda e não plana; do prato com alimentos (como vontade de comer conhecimento, vontade de saborear o saber [ou sabor como saber], alimento para a sabedoria científica). Há também alusão à trama e às redes, às letras E de educação, T de tecnologia, L de linguagem, C de comunicação/conhecimento, bem como Q de qualidade.
Diretório CNPq
O Grupo Horizonte foi registrado, em 2007, no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, desde então, está certificado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Várias informações institucionais dos diversos grupos de pesquisa brasileiros ficam hospedadas no referido Diretório do CNPq, incluindo a descrição do grupo, as linhas de pesquisa, os pesquisadores envolvidos e as principais ações do grupo.
Para ver o espelho do Grupo Horizonte no Diretório do CNPq, clique aqui.